Notícias


Deputado Issur volta a pedir criação da carteira digital do autista

Carteira digital facilitará a vida das famílias até que se seja possível os municípios confeccionarem o documento físico
07/04/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Daniel Hannauer

Em reunião na segunda-feira, dia 5 de abril de 2021, durante o lançamento da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), também chamada de programa TEAcolhe, no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Issur Koch (PP) voltou a pedir a criação da carteira digital do autista.

Na presença do governador Eduardo Leite e do apresentador Marcos Mion, que tem um filho autista, Issur destacou que, neste momento, a carteira digital facilitará a vida das famílias até que se seja possível os municípios confeccionarem o documento físico. “Aos moldes do que se tem com a carteira de habilitação, esta seria uma maneira de facilitar este processo”, destacou.

Presidente da Frente Parlamentar pela Real Inclusão, Koch reuniu-se anteriormente com o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, para tratar deste tema. Criada pela Lei Federal 13.977/2020 e batizada de Lei Romeo Mion (filho do apresentador de televisão Marcos Mion e que tem transtorno do espectro autista), a carteira está nos planos do governo gaúcho e terá validade nacional. Além da foto de identificação e nome na parte frontal, o documento trará também os nomes dos pais e os contatos da pessoa autista.

Programa TEAcolhe

O TEAcolhe cria 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

MAIS NOTÍCIAS