Notícias


Deputado Clair solicita ao Governador Leite demandas para saúde, rodovias, indústria e Emater

Parlamentar também buscou o apoio do governador para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290/2021
07/04/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

Em sua primeira reunião oficial com o governador do Estado Eduardo Leite, o deputado estadual Clair Kuhn (MDB) apresentou demandas para as áreas da saúde e infraestrutura, além de encaminhar pedidos específicos do setor industrial e da Emater-RS/Ascar. O encontro ocorreu na quinta-feira (1º) no Palácio Piratini.

“Como parlamentar, fizemos questão de nos reunir com o governador para informar que seremos parceiros do governo do Estado nas ações que considerarmos salutares para a população gaúcha, especialmente neste momento crítico que enfrentamos. Aproveitamos também para solicitar uma atenção especial às demandas que entregamos em nome das regiões onde atuamos”, destacou Clair.

Dentre as demandas apresentadas, está o pedido por melhorias nas condições de trafegabilidade em rodovias do Alto Jacuí, Centro-Serra, Alto da Serra do Botucaraí e Planalto Médio. Além disso, o parlamentar solicitou ao governador a pavimentação da ERS-506, entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul, da ERS-510, entre Fortaleza dos Valos e a RS-223, e da ERS-451, que liga Colorado a Não-Me-Toque.

No encontro, o deputado buscou o apoio do governador para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290/2021 que apresentou na semana passada na Assembleia Legislativa e que conta com a adesão de 13 bancadas. A iniciativa prevê a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para equipamentos, medicamentos e insumos durante o enfrentamento de epidemias e pandemias no Estado.

Ainda na área da saúde, Clair apresentou solicitação do Hospital Annes Dias, de Ibirubá, por recursos estaduais para manutenção do pronto atendimento e formalização de um termo de acordo para a realização de procedimentos cirúrgicos de média complexidade.

EMATER – Outro assunto abordado foi o fortalecimento da Emater, que foi presidida por Clair durante três anos. O deputado destacou que a instituição está presente em todos os municípios do Estado e presta um serviço essencial ao levar políticas públicas para mais de 220 mil agricultores familiares, indígenas, quilombolas e pescadores artesanais.

“Somos sabedores do potencial e importância do trabalho dos seus profissionais, fundamental para que nosso Estado continue colhendo bons resultados no setor agropecuário e também pela boa integração que a Emater tem com as entidades municipais, sendo uma das principais interlocutoras do governo estadual com os pequenos municípios e o governador demonstrou que reconhece a importância do papel da instituição”, elogiou o parlamentar.

INDÚSTRIA - O emedebista reforçou ainda ao governador a reivindicação recebida do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq – Rio Grande do Sul), Hernane Kaminski Cauduro. Ele defende a utilização de créditos de ICMS, proporcionando abate gradual do valor devido por parte do Estado, para serem usados exclusivamente na compra de insumos para as indústrias.

O governador informou que todas as demandas entregues pelo deputado Clair serão analisadas pelos órgãos responsáveis e, na sequência, será dado retorno ao parlamentar.  “Foi um encontro bastante proveitoso e fiquei contente com a acolhida e com a receptividade do governador às ideias que apresentamos”, completou o deputado.

MAIS NOTÍCIAS