Notícias


Raquel Teixeira toma posse como secretária da Educação

Faisal Karam e Eduardo Leite participaram do ato em que Raquel Teixeira assumiu como secretária da Educação
02/04/2021 Texto: Suzy Scarton / Edição: Vitor Necchi/Secom - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A nova secretária da Educação, Raquel Teixeira, tomou posse na manhã da quinta-feira, dia 1º de abril, com ato realizado no Palácio Piratini. A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais do governo do Estado e contou com a participação presencial do governador Eduardo Leite, do ex-titular da pasta, Faisal Karam, e do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

"Confiança é caminho de mão dupla. Ao tomar a decisão de assumir a secretaria, confia que terá liderança e apoio necessário para fazer um bom trabalho. Sabemos que não é uma tarefa fácil, especialmente em um momento em que toda a estrutura da educação teve de ser adaptada às restrições impostas pela pandemia. São poucas as pessoas que efetivamente se dispõem a assumir e liderar o processo de gestão da educação, porque, de fato, consome energia, mas ao mesmo tempo gera resultados positivos e impactantes na vida da nossa população e das futuras gerações", destacou o governador.

A professora, natural de Goiânia (GO), assumiu oficialmente como titular da pasta na segunda-feira (29/3). Antes de aceitar o convite, Raquel atuava como coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo, do governo paulista.

“Estou bastante consciente das adversidades e tenho clareza do apoio do governo do Estado, dos parlamentares, das autoridades educacionais e principalmente da equipe técnica da Secretaria da Educação e dos professores, altamente qualificados. Com esse conjunto, só precisamos organizar para funcionarmos como uma orquestra, cada um cumprindo seu papel, em benefício de crianças e jovens que constituirão o futuro. A educação é direito deles para uma vida melhor, e isso afeta as famílias, a comunidade e o país como um todo. Estou aqui para, sob sua liderança, trabalhar pelo bem das crianças e dos jovens gaúchos”, garantiu Raquel.

Leite agradeceu ao ex-secretário Faisal Karam – que assumiu como deputado estadual – pelos serviços prestados na pasta e ao governo do Estado, especialmente na condução da implementação do ensino remoto durante a pandemia. Os demais secretários do governo também participaram do ato, por meio de videoconferência.

Currículo
 
Com uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação, Raquel Teixeira tem doutorado em Linguística pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), graduação em Letras e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília. Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e estágio pós-doutoral em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

É membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação e integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária da Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Também integrou o Conselho Nacional de Educação e cumpriu dois mandatos como deputada federal.

Em 2017, durante a gestão como secretária da Educação, Goiás foi o único Estado a bater todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

MAIS NOTÍCIAS