Notícias


Oficinas da Fábrica de Gaiteiros, em Butiá, se adapta às aulas online, diante do atual cenário da pandemia

De forma remota, via WhatsApp, as aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira
30/03/2021 Texto e foto: Prefeitura de Butiá

Diante do atual cenário da pandemia, agravado pelo rápido aumento de contágio pela COVID-19, novamente as oficinas da Fábrica de Gaiteiros passaram por adaptação.

A Prefeitura de Butiá, a partir da Equipe de Desporto Turismo e Cultura (EDTC), com a parceria da coordenadora do projeto, Adriana De Los Santos, segue oferecendo as atividades e formando gaiteiros.

De forma remota, via WhatsApp, as aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, entre 13h e 18h, com a possibilidade de acontecer também no sábado, devido ao rodízio de gaitas. Como os alunos dependem dos instrumentos do projeto para o aprendizado, existe uma organização para que, durante a semana, todos os 33 músicos possam ter a aula utilizando as gaitas, sempre com todo o material higienizado, seguindo os protocolos de saúde.

Para Adriana o momento configura um grande desafio, que exige a criatividade para a adaptação aos novos métodos: “Fizemos um grande esforço sem saber ao certo se iríamos conseguir, mas sempre com otimismo e confiança, superamos as dificuldades do distanciamento e hoje temos os alunos dedicados, aprendendo. É mesmo um desafio, um aprendizado para todos. O ponto negativo, mas necessário, segue sendo a falta do contato com as turmas, e suas boas energias porque, sim, eles nos renovam”, afirmou.

Outros fatores que motivam os alunos, segundo a coordenadora, é que a Fábrica de Gaiteiros de Butiá já tem agenda para quando a pandemia acabar. Os alunos receberam um convite para realizar uma apresentação no Festival do Rio Grande do Sul em Paris. Além disso, as alunas devem participar do Festival de Mulheres Acordeonistas, o Festival EVAfe, na Colômbia.

Para se inscrever na Fábrica de Gaiteiros, basta entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99287-6943. Após manifestado o interesse, acontece a inscrição do aluno no sistema de aulas “Fábrica Sede” para a realização da matrícula. Podem pessoas dos sete aos 15 anos.

MAIS NOTÍCIAS