Notícias


Iecine cria estrutura para a realização audiovisual na Casa de Cultura Mario Quintana

O novo espaço, que homenageia Odilon Lopez, fica localizado no 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana
30/03/2021 Ascom CCMQ / Edição: Secom - Foto: Kevin Nicolai

O Instituto Estadual de Cinema (Iecine) inaugura neste sábado (27/3) uma nova e avançada estrutura voltada à produção audiovisual no Rio Grande do Sul. O Laboratório Odilon Lopez disponibilizará equipamentos de captação, edição de som e imagem, espaço para criação, pesquisa, pré-produção e produção, além de desenvolver cursos e oficinas. O Iecine é uma das instituições da Secretaria da Cultura (Sedac) com sede na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Instalado no 5° andar da Ala Alfândega da CCMQ, o laboratório conta com duas salas conjugadas e uma de apoio. O espaço está disposto de forma a contemplar as diferentes etapas da produção audiovisual.

Uma das salas é destinada à montagem cinematográfica e deverá receber duas ilhas de edição para imagem e som. A sala contígua disporá de equipamentos de direção de fotografia, como câmeras, tripés, lentes e acessórios. O laboratório também passa a abrigar o Acervo Romeu Grimaldi, pertencente à Biblioteca Erico Verissimo, com ampla bibliografia sobre diferentes temas do audiovisual.

“Esse novo equipamento cultural da Sedac atenderá a população com a estrutura necessária e o acesso à tecnologia audiovisual. Câmeras, lentes, equipamentos de som e ilhas de edição, espaço de formação e de experimentação para a comunidade audiovisual gaúcha”, comemora a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

O Laboratório Odilon Lopez estará aberto para ações pontuais como ensaios, preparação e pré-produção, assim que as medidas de distanciamento social em razão da pandemia permitam a retomada da visitação pública à CCMQ.

A reforma do espaço, pintura, troca das instalações elétricas e nova iluminação a led foi possível com o aporte de emenda parlamentar, no valor de R$ 350 mil, destinada pela deputada federal Fernanda Melchionna. “A cadeia produtiva do cinema gera emprego, renda, desenvolvimento e produção de bens simbólicos para o Estado. Por isso é muito importante que se crie um espaço público de formação e fomento audiovisual, que possa ser acessado de forma democrática por estudantes, produtores independentes e população geral interessada”, justifica a deputada.

A data da inauguração, 27 de março, marca a celebração do Dia do Cinema Gaúcho, instituído por lei estadual em 2002. A comemoração faz alusão à primeira exibição pública documentada de um filme de ficção no Rio Grande do Sul, no ano de 1909, com a sessão de “O ranchinho do sertão”, de Eduardo Hirtz.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, festeja a ampliação dos espaços do Iecine e as novas perspectivas que se abrem à produção cinematográfica no complexo cultural, que conta com três salas de exibição da Cinemateca Paulo Amorim (Paulo Amorim, Eduardo Hitz e Norberto Lubisco). “Para a CCMQ, que trabalha sempre de forma transversal com a diversidade dos segmentos artísticos, é uma grande conquista contar com este espaço de tamanha relevância para o fomento do cinema gaúcho”, assinala.

O patrono

O nome do novo laboratório é uma homenagem ao primeiro homem negro a dirigir um longa-metragem no Rio Grande do Sul, na década de 1970. “Odilon Lopez foi um pioneiro na temática e na linguagem. O espaço batizado com seu nome será uma usina de ideias, democratizando o acesso ao suporte tecnológico e recebendo as novas gerações de realizadores em atividades de formação”, destaca o diretor do Iecine, Zeca Brito.

Mineiro radicado em Porto Alegre, Lopez começou sua trajetória na televisão com 17 anos, como cinegrafista, no Rio de Janeiro. Em 1961, já no Rio Grande do Sul, ingressou como repórter cinematográfico na extinta TV Piratini. Nessa função, Odilon Lopez pensava a reportagem, os enquadramentos, as imagens e muitas vezes o próprio texto.

Como repórter cinematográfico, participou ativamente da Campanha da Legalidade. Na frente das câmeras, também foi ator. Fez pontas em trabalhos na TV Piratini e na TV Gaúcha (atual RBS TV). Atuou ainda nos palcos do teatro, integrando o elenco da peça “O despacho”, lançada em 1961, ao lado de nomes como Ítala Nandi, Paulo José e Paulo César Pereio.

O ator-diretor também estrelou um dos episódios de seu filme “Um é pouco, dois é bom”. A obra se constitui de dois episódios. Em “Vida nova por acaso”, Odilon dá vida ao personagem “Criolo”, recém-saído da prisão e que, ao lado do amigo também ex-detento, busca uma nova vida. O outro episódio do filme dirigido por Odilon Lopez leva o título “Com um pouquinho de sorte”.

Construção coletiva

O diretor do Iecine, Zeca Brito, relata que todo o projeto foi construído junto a entidades de classe do setor. Participaram dessa concepção a Associação dos Profissionais e Técnicos de Cinema do Rio Grande do Sul (APTC), o Conselho de Ações Afirmativas e o Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do Iecine, além de coletivos de realizadores como o Macumba Lab, grupo organizado em torno da luta em favor de políticas públicas e espaço para profissionais negros e negras no mercado de trabalho do audiovisual.

Brito salienta que o Laboratório Odilon Lopez é um espaço da comunidade audiovisual do Estado, estabelecendo uma rotatividade de ocupação, de acordo com a demanda e os projetos já existentes na CCMQ. O diretor informa ainda que, no decorrer do ano, haverá aquisição de novos equipamentos, já havendo processo licitatório em andamento para aquisição de câmeras, tripés, equipamentos de áudio e de edição. A perspectiva é estar com o laboratório totalmente equipado até o final de 2022.

Inauguração

O ato virtual de inauguração do Laboratório Odilon Lopez terá transmissão ao vivo pelo perfil da Casa de Cultura Mario Quintana no Facebook, às 19h do sábado (27/3). Conduzida pela jornalista e assessora especial de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima, a inauguração vai contar com a participação da secretária Beatriz Araujo, da deputada federal Fernanda Melchionna, do diretor da CCMQ, Diego Groisman, do diretor do Iecine, Zeca Brito, e de familiares do patrono.

MAIS NOTÍCIAS