Notícias


Município de Pelotas isola preventivamente sacada do antigo prédio do BB

Descolamento de material registrado pela Secult motivou ação
28/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Por Kímberlly Kappenberg - Foto: Michel Corvello

Na manhã da sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019, a Secretaria de Cultura de Pelotas isolou preventivamente a sacada do prédio histórico, no qual, originalmente, funcionou uma agência do Banco do Brasil (BB), na esquina da Lobo da Costa com 15 de Novembro – na diagonal da Praça Coronel Pedro Osório. Foi detectado o descolamento de material da construção, devido às chuvas das últimas semanas e à ação do tempo.

Um escoramento, também preventivo, deve ser feito na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro de 2019, explicou a engenheira responsável da Secult, Gisela Frattini. Desde setembro, uma série de intervenções vem sendo feita no prédio, com 14 coletoras de detritos retiradas do local.

Financiada com R$ 37 mil do Fundo Municipal do Patrimônio (Funpatri), a recuperação da edificação inclui dedetização e a colocação das escoras de segurança no mezanino, por medida de segurança.

A engenheira também acrescenta que o próximo passo na preservação do imóvel é o fechamento externo das esquadrias, a fim de evitar que pessoas e animais entrem pelas janelas e portas.

Destino do imóvel

A Prefeitura já encaminhou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a proposta de que a edificação possa se tornar o escritório regional do órgão e da Fundação Cultural Palmares.

MAIS NOTÍCIAS