Notícias


Pelotas é destaque em evento internacional de patrimônio e turismo

Prefeita e secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, compartilharam a experiência do município no seminário
28/10/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Kímberlly Kappenberg – Foto: Rafael Varela

A capital gaúcha sedia, até a sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019, o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, reunindo mais de 400 participantes de diversos países.

Pelotas foi um dos destaques da tarde de quinta-feira, dia 24, que contou com palestras da prefeita Paula Mascarenhas e da secretária estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), Beatriz Araújo: compartilharam as experiências do município, com enfoque na área comunitária.

O evento, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, promove o debate de ideias inovadoras, boas práticas e experiências de sucesso em gestão patrimonial e turística no Brasil e no mundo, destacando os usos do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento.

O município foi convidado a integrar a programação por causa do reconhecimento, em maio de 2018, de sua tradição doceira e arquitetura como patrimônio imaterial e material do País, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O histórico do que levou Pelotas a essa conquista foi compartilhado pela chefe do Executivo Municipal, que apresentou as ações de preservação do patrimônio, tombamentos, adesão a programas como o Monumenta e o PAC Cidades Históricas, criação da Fenadoce, impulsionamento dos Arranjos Produtivos Locais, e melhorias da infraestrutura turística.

“É um grande seminário promovido pelo Iphan, com gente de todo o mundo. Um evento magnífico, reunindo gestores das cidades históricas e propiciando que compartilhem desafios e soluções sobre o tema do patrimônio como ativo turístico”, avaliou a prefeita.

O turismo de base comunitária, lembrou Paula, tem a capacidade de articular a combinação entre saberes e sabores, que se transformam em “desejos e doces experiências”. O caso de Pelotas será divulgado ainda em publicação do Iphan, por meio de um artigo de autoria da prefeita e da secretária estadual Beatriz.

Do sal ao açúcar

Durante a manhã de quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) levou uma mostra gastronômica dos patrimônios da Princesa do Sul, representados pelo sal e açúcar. Em parceria com a escola Senac de Porto Alegre, foram servidas "bruschettas" de charque e os tradicionais doces de Pelotas aos participantes do seminário.

“Oferecemos a degustação porque, afinal de contas, Pelotas é Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial, para orgulho de todos nós. É para o pessoal se encantar e querer conhecer a nossa cidade”, enfatizou a prefeita.

MAIS NOTÍCIAS