Notícias


Curso online de mediação capacitará profissionais para a resolução de conflitos de forma extrajudicial

A primeira parte do curso, focada no conhecimento teórico, inicia em 25 de março e vai até 16 de setembro de 2021
24/03/2021 Ascom Defensoria Pública – Foto: Divulgação

A Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (CLIP), parceira da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), lançou a 23ª edição do curso “Mediação de Conflitos: novo paradigma à construção da paz social”, que ocorrerá em ambiente totalmente online. A formação está com descontos progressivos para servidores da DPE/RS.

O curso busca capacitar profissionais para a resolução de conflitos de forma extrajudicial, agilizando e promovendo a pacificação social. Após formada, a pessoa será capaz de orientar e validar as soluções criadas pelos envolvidos em um litígio.

A primeira parte do curso, focada no conhecimento teórico, inicia em 25 de março e vai até 16 de setembro de 2021, com as aulas ocorrendo às quintas-feiras, das 18h às 20h50. Ela é dividida em seis módulos.

O primeiro traz a visão do Direito sobre esta nova forma de acessar a Justiça e seu amparo legal, assim como a visão da Psicologia e a cultura de paz social, entre outros aspectos. Já o segundo adentra a fundamentação para a prática do mediador, estudando elementos da comunicação não violenta. No terceiro, são apresentados os modelos de mediação existentes.

O quarto módulo estrutura as etapas do processo (início, meio e fim) e o quinto aprofunda a discussão sobre o papel e a ética do mediador. O sexto e último módulo teórico possui três opções para o aluno especializar-se na mediação: contexto familiar, institucional ou escolar.

O módulo prático é realizado em instituições que a CLIP tem convênio, sendo uma delas a DPE/RS. A carga horária do módulo prático é de 10 horas de observação e 80 horas em mediação e/ou comediação atendendo casos reais.

O pagamento do módulo teórico é dividido em seis parcelas de R$ 590 mensais. O prático tem parcelas no mesmo valor, referente ao pagamento das supervisões, que são pagas durante os meses em que o aluno estiver realizando o estágio prático.

É dado 50% de desconto na primeira parcela para servidores da DPE/RS. Caso sejam efetivadas até três inscrições conjuntas, é concedido ainda o desconto de 10% nas demais parcelas. A partir de quatro inscrições, o desconto sobe para 15%. Chegando a seis inscrições, o desconto é de 20%. E por fim, ao conseguir efetuar oito inscrições juntas, o desconto nas demais parcelas é de 25%.

As inscrições são feitas diretamente com a CLIP através dos telefones (51) 3222-6134 e (51) 99701-6780, e também pelo e-mail info@clipmed.com.br. Para mais informações, acesse o site.

MAIS NOTÍCIAS