Notícias


Cia de teatro e artes integradas apresenta o projeto “Janelas Poéticas” para lares de idosos em Porto Alegre

As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de março, de forma virtual
21/03/2021 Produção Cultural | Assessoria de Comunicação | Liane Strapazzon – Foto: Divulgação

No ano em que o Las Brujas: cia de teatro e artes integradas completa 10 anos de existência, o grupo apresenta uma experiência estética inovadora: o Janelas Poéticas. Inspirado nas serenatas antigas, o projeto terá dois dias de atividades virtuais, com ações compostas por 9 grupos de amigos/parceiros distribuídas em 9 lares de idosos carinhosamente escolhidos na cidade de Porto Alegre. Os eventos acontecerão nos dias 25 e 26 de março, de forma on-line.

O Projeto Janelas Poéticas propõe um encontro profundo entre artistas e espectadores, onde cada grupo que se apresenta oferecerá, nesta ação, sua preciosa poética, criando pontes de carinho e momentos de reflexão sobre a importância da cultura e dos encontros que motivam e inspiram os sujeitos. Uma troca de afeto sensível e profunda que se compõe e se molda a cada janela virtual aberta. O tempo para um encontro, uma boa conversa, uma troca preciosa. No instante desta poética está a cura, o sonho, a essência da existência.

Com olhar atento, identificou-se uma ligação muito forte entre a intensidade com que a pandemia atingiu a classe artística e os idosos. Artistas se viram impedidos de realizar sua arte com plenitude devido à impossibilidade da aglomeração, enquanto os idosos, por sua vez, por fazerem parte do grupo de risco, ficaram cada vez mais isolados por questões de segurança. Percebeu-se, dessa forma, uma carência muito grande de encontros nestes dois grupos, acontecendo, desta forma, a escolha dos lares geriátricos.

Sendo assim, pensando em promover encontros que possam trazer um pouco de arte e alegria para este recorte de público sem colocá-lo em risco, surgiu o “Janelas Poéticas”. O trabalho foi cuidadosamente pensado para que proporcione uma experiência afetuosa ao público elegido. Com caráter intimista, contempla pequenas plateias por acontecimento, já que a ação ocorre de forma on-line, com toda a segurança necessária que a pandemia da COVID-19 solicita.

Com esta ação, o Las Brujas comemora sua década de existência de forma fascinante, fortalecendo os laços artísticos com profissionais parceiros do grupo, bem como gerando trabalho e movimentando a indústria cultural da cidade. Além disso, o coletivo assume o compromisso com o respeito às diferenças e à inclusão, trazendo ações acessíveis para compor o projeto, além de promover um diálogo entre as artes em um cronograma que comporta expressões artísticas de identidades diversas e plurais. O programa conta com tradução em LIBRAS e Audiodescrição.

Serviço:

O quê: Projeto Janelas Poéticas

Quando: Dias 25 e 26 de março de 2021*

Onde: Lares de Idosos na Cidade de Porto Alegre (relação dos locais na tabela abaixo)

*As apresentações acontecerão somente de forma on-line e serão assistidas por links fechados enviados para os lares de idosos escolhidos.

Grupo: Las Brujas | Ação Poética: O Tempo que Temos

× Local: Casa Lar do Cego Idoso (www.acelb.org.br) – Rua Braille, 480, Rubem Berta, Porto Alegre

Grupo: Orquestra de Brinquedos | Ação Poética: Espetáculo da Orquestra de Brinquedos

× Local: SPAAN – Nonoai (www.spaan.org.br) – Rua Frederico Etzberger, 635, Bairro Nonoai, Porto Alegre

Grupo: NIC mulheres palhaças | Ação Poética: Pic Nic Virtual

× Local: Casa Amigos de Santo Antônio (http://franciscanasalcantarinas.org.br/?page_id=312) – Rua Carazinho, 667, Petrópolis, Porto Alegre

Grupo: Cuidado que Mancha | Ação Poética: Mosaico Sonoro

× Local: Lar da Amizade (www.laramizade.com.br) – Av. Eduardo Prado, 349, Cavalhada, Porto Alegre

Grupo: Vitrola RS | Ação Poética: Serenata no Vinil

× Local: Ipanema Lar de Idosos (www.ipanemalardeidosos.com.br) – Praça Sen. Alberto Pasqualine, 95, Ipanema, Porto Alegre

Grupo: Del Puerto | Ação Poética: Ventanas Flamencas

× Local: Asilo Padre Cacique (www.asilopadrecacique.com.br) – Av. Padre Cacique, 1178, Menino Deus, Porto Alegre

Grupo: Gente Falante | Ação Poética: Louça Cinderela

× Local: Lar Maria de Nazaré (www.larmariadenazare.com.br) – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 2746, Jardim Botânico, Porto Alegre

Grupo: Soul Mulher| Ação Poética: Estação MPB: Nossas Músicas Pretas Brasileiras

× Local: Casa de Repouso Nosso Lar (www.facebook.com/nossolargeriatria) – Avenida Veiga, 166 Coronel Aparício Borges, Partenon, Porto Alegre
 
Grupo: Mototóti | Ação Poética: Folia dos Reis

×  Local: Casa do Artista Riograndense  (www.facebook.com/casadoartistars) – Rua Anchieta, 280, Glória, Porto Alegre

MAIS NOTÍCIAS