Notícias


Conheça a programação das principais ações da Uergs para este ano de 2021

Semestre inicia com aulas remotas
20/03/2021 UERGS / Daiane de Carvalho Madruga – Foto: Divulgação

A Uergs inicia o primeiro semestre letivo de 2021 na segunda-feira, dia 15 de março, de forma remota, em continuidade às medidas de prevenção à Covid-19, de acordo com decisão tomada em maio do ano passado.

O ano letivo inicia com uma série de ações como: a disponibilização da Biblioteca Virtual;  um edital em andamento para doação de computadores a estudantes; inscrições abertas para cursos de pós-graduação; o início das discussões sobre o PDI da Universidade para os próximos 11 anos; além de uma programação de aulas inaugurais organizadas pelas unidades universitárias. Também este ano, a Universidade completará o seu 20º aniversário.

Recentemente, foi lançada a Biblioteca Virtual, principal plataforma digital de livros do segmento universitário no Brasil, que disponibiliza mais de nove mil e-books de diversas áreas do conhecimento.

A iniciativa é parte dos esforços empreendidos pela Universidade para a oferta do ensino remoto, diante do contexto de pandemia, que incluiu uma parceria com a Assembleia Legislativa para a implantação do projeto Uergs Digital e a solicitação de doação de computadores por instituições parceiras.

Durante o período de recesso acadêmico, foi lançado um edital para doação dos computadores recebidos a estudantes economicamente hipossuficientes que não possuem os equipamentos de informática necessários para o acompanhamento das aulas remotas.

No início deste mês, a Uergs lançou cinco cursos de pós-graduação que serão abertos no primeiro semestre de 2021. Quatro cursos serão ofertados pelas unidades em Bagé, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Três Passos, e um ocorrerá em convênio com a Brigada Militar (BM) para os servidores da corporação.

As inscrições estarão abertas até o dia 19 de março e as aulas iniciarão em maio, exceto para o curso em convênio com a BM. Também estão abertas, até o dia 19 de abril, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Uergs em Encantado.

Este ano, a Uergs inicia a fase de discussões com a comunidade universitária para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032. As consultas à comunidade universitária acontecerão de abril a novembro de  2021.

Nesse período, deverão ocorrer seminários sobre temas que envolvem um PDI; webinars com a presença de profissionais de outras IES com experiência na elaboração de PDIs; seminários organizados pelas unidades e campi regionais para a discussão em âmbito local e regional; consultas e audiências públicas; além de painéis durante o Fórum de Áreas da Uergs e o Fórum Permanente de Discentes da Universidade (Fopedi).

Para marcar o início do ano letivo, algumas unidades universitárias estão promovendo aulas inaugurais ministradas por palestrantes externos. O Campus Regional I, que abrange as unidades em Guaíba, Osório e Porto Alegre, realizará uma aula inaugural ministrada pelo epidemiologista que coordenou a pesquisa Epicovid e ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal, que falará sobre o papel da universidade na pandemia. Essa aula inaugural está marcada para as 13h do dia 6 de abril de 2021.

A Unidade em Guaíba também está organizando uma aula inaugural do curso de Engenharia de Computação, que terá como tema os benefícios do 5G para o Brasil. A aula será ministrada por Felipe Garcia e poderá ser acompanhada por meio deste link, a partir das 17h do dia 24 de março de 2021.

Em Encantado, ocorrerão duas aulas inaugurais. A primeira delas será a do curso de Administração, e será ministrada pela professora Francielle da Silva, da UFPel e da FURG, que falará sobre Gestão de Pessoas, às 19h do dia 16 de março. No dia seguinte (17), às 19h, ocorrerá a aula inaugural do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, ministrada por Flávia Nunes, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que falará sobre as perspectivas da atuação de cientistas de alimentos em tempos pandêmicos.

Em preparação para o aniversário de 20 anos, a Uergs vem desenvolvendo uma série de ações, que incluem a criação de uma Comissão da Memória Institucional, e iniciativas que envolvem a comunidade universitária, com entrevistas e publicação de fotos que contam a trajetória da Universidade.

MAIS NOTÍCIAS