Notícias


Semana do Sono debate os desafios de dormir bem de 17 a 19 de março

O Dia Mundial do Sono reforça o alerta sobre a importância do sono para a saúde e traz ao debate um universo de distúrbios que podem ser tratados
17/03/2021 Satolep Press – Foto: Divulgação

Quanto vale uma boa noite de sono? Quem sofre dos distúrbios do sono sabe que as consequências de uma noite maldormida afetam diretamente nas atividades diárias. Imagine então se neste cenário existirem incertezas, angústias e medos.

A Semana do Sono de Pelotas, que começa nesta quarta, dia 17 e se estende até sexta-feira, dia 19 de março, reúne especialistas na área para tratar o assunto que tem grande relevância para a qualidade de vida das pessoas.

O evento virtual acontece diariamente às 19h e é promovido pelo Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica de Pelotas (AMP). A médica psiquiatra e especialista em Medicina do Sono, Regina Margis (foto) tem larga experiência na área e integra o grupo de palestrantes do encontro.

Segundo ela, a soma de inseguranças, instabilidade financeira, temor de adoecimento, perda de pessoas queridas, insegurança com o futuro contribuem, neste momento, para o que os especialistas chamam de “má higiene do sono”.

Ainda sobre a pandemia, ela lembra que a mudança de rotina e hábitos, assim como a menor exposição à luz natural, podem ter interferido no ciclo sono-vigília de muitas pessoas nesse período de pandemia.

“Um fator que já vinha sendo foco de atenção ainda antes da pandemia e que se agravou, é a exposição a telas dos dispositivos eletrônicos à noite”, destaca a médica. O uso de celular ou computador próximo ao horário de dormir, aliado às preocupações relacionadas à pandemia, facilitam a ocorrência de alterações do sono.

A insônia é incômoda e as consequências também. Regina alerta que diferentes pesquisas têm demonstrado que a privação de sono e a insônia podem aumentar o risco para acidentes. “Devemos ter em mente que a insônia e a privação de sono associadas podem comprometer a atenção e com isso aumentarem o risco para acidentes domésticos, no trabalho e no tráfego”, ressalta.

Estudos já a associam com diferentes transtornos mentais e também doenças clínicas, como por exemplo as cardiovasculares. O assunto será aprofundado pela médica na programação de quinta-feira(18) com a palestra: “Como a falta de sono impacta na saúde do indivíduo e qual a relação com a sonolência excessiva diurna?”.

A médica otorrinolaringologista Clarissa Castagno, especializada em Medicina do Sono e presidente da AMP, lembra que existe uma gama de problemas que acometem toda a população e são frequentemente desconhecidos.

“São mais de cem diferentes distúrbios do sono que podem afetar seriamente a nossa saúde, mas que, se identificados, podem ser tratados”, destaca. Ela explica que sintomas como ronco, dificuldade para respirar durante a noite e intensa movimentação são alguns dos alertas.

No dia seguinte o resultado são o excesso de sonolência, falta de concentração e memória, dores musculares e cansaço. As consequências não param por aí, e podem incluir depressão, diminuição do desempenho sexual e libido e o aumento do risco de acidentes de trabalho e trânsito.

É consenso que para identificar o melhor tratamento, primeiro é necessário buscar ajuda profissional. Atualmente além de uma avaliação clínica estão disponíveis alguns equipamentos para a avaliação objetiva do sono. “São exames que podem apontar alterações como ronco primário, bruxismo, apneia do sono ou movimento periódico de membros”, detalha. Através de uma polissonografia, por exemplo, é possível detectar as alterações.

O exame consiste no monitoramento e avaliação da noite de sono do paciente, desde atividade respiratória, muscular e cerebral, entre outros parâmetros. Em tempos de pandemia as dificuldades se tornam ainda maiores. Medo, ansiedade e as incertezas contribuem para que o simples ato de deitar e dormir se transforme em um desafio. Algumas dicas são fundamentais para a conquista de que o desejo de “boa noite” seja realizado com sucesso.

Como assistir a Semana do Sono de Pelotas?

As transmissões acontecem sempre às 19h, pelos seguintes canais e podem ser assistidos pelo público:

>> Plataforma Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/85476800580

ID da reunião: 854 7680 0580

>> Facebook:

https://www.facebook.com/amedpelotas

>> Site da AMP:

http://www.amedpel.com.br

Confira a programação e participe:

Quarta-feira – 17/03 – 19h: “Mitos e verdades no tratamento dos distúrbios respiratórios”

Dr. Danilo Sguillar, Dr. Antônio Rocha e Dra. Cíntia Felício Adriano Rosa

Moderadoras: Dra. Clarissa Castagno e Dra. Deborah Castagno

Quinta-feira – 18/03 – 19h: “Como a falta de sono impacta na saúde do indivíduo e qual a relação com a sonolência excessiva diurna? ”

Dra. Carolina de Paula Soares, Dra. Regina Margis e Dra. Luciana Palombini

Moderadores: Dr. Flávio Remini e Dra. Clarissa Castagno

Sexta-feira – 19/03 – 19h: “Como o sono impacta nas diferentes faixas etárias?”

Dra. Márcia Pradella e Dra. Erika Treptow

Moderadores: Dra. Luciana Argondizzo e Dr. Tulio Reichert

Dia Mundial do Sono

A data foi criada como um evento anual de conscientização: o Dia Mundial do Sono. Tem como propósito reunir profissionais de saúde do sono para discutir e distribuir informações sobre o tema ao redor do mundo. O evento é promovido pela World Sleep Society (WSS), uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.  É realizado sempre na sexta-feira que antecede o primeiro equinócio do ano e, em 2021, será no dia 19 de março. Um alerta nos mais de 80 países que participam deste esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono.

Dicas para boas noites de sono:

- O quarto deve ser um local tranquilo na hora de deitar, com pouca iluminação, temperatura agradável e sem grandes estímulos.

- Deixe o celular longe na hora de deitar. A luz da tela do aparelho é extremamente prejudicial ao sono e interfere na produção da melatonina – hormônio responsável por regular o sono.

- A ingestão de bebidas com cafeína, que contém substâncias excitantes ao sistema nervoso, não são indicadas depois das 15h.

- As refeições noturnas devem ser leves para não sobrecarregar o organismo. Evite massas com muito molho, carnes e frituras.

- Criar uma rotina de horário para dormir leva a um hábito saudável e torna o sono reparador.

MAIS NOTÍCIAS