Notícias


Bancos poderão estender carência de pagamento do Pronampe por mais três meses

As empresas devem procurar as instituições financeiras com as quais foram firmados os contratos de crédito para pedir a extensão
11/03/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Economia - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os bancos poderão estender o prazo de carência das operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) de oito para 11 meses.

A mudança no texto do regulamento foi aprovada pela Assembleia de Cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO) por sugestão da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.

As empresas que desejarem prorrogar a carência da linha do Pronampe devem procurar as instituições financeiras com as quais foram firmados os contratos de crédito.

A mudança no prazo da carência não necessita de ajuste legislativo, porque o trecho foi vetado na Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, e reajustado no regulamento do FGO.

Pronampe

O Pronampe é o maior programa de crédito para micro e pequenas empresas da história. Instituída pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, e administrada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, a iniciativa foi responsável por fazer chegar mais de R$ 37 bilhões na ponta, direto nas mãos de quase 520 mil micro e pequenos empreendedores. Com isso, as operações de crédito puderam ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento.

Isso significa que as micro e pequenas empresas usaram os recursos em investimentos – aquisição de máquinas e equipamentos ou reformas – ou para despesas operacionais, como salário dos funcionários, pagamento de contas (água, luz, aluguel), além de compra de matérias primas e mercadorias.

MAIS NOTÍCIAS