Notícias


Governo do RS anuncia mudanças no secretariado

Confira as mudanças anunciadas pelo Governador Eduardo Leite
10/03/2021 Texto: Juliano Rodrigues / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Governador Eduardo Leite anunciou, na manhã da terça-feira, dia 9 de março, alterações e novos nomes para a composição do secretariado. Confira as mudanças:

Secretária da Educação – Raquel Teixeira

A professora Raquel Teixeira tem uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. Natural de Goiânia, é PhD em Linguística pela University of California, Berkeley, é graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação, integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás e integra o Conselho de Gestão de Educação de São Paulo. Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura e secretária de Esporte em Goiás, além de conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos. Durante a gestão como secretária de Educação, Goiás foi o único Estado que bateu todas as metas do Ideb e ficou três vezes em primeiro lugar no Ideb do Ensino Médio em sete edições. O secretário Faisal Karam assumirá como deputado estadual.

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana

Natural de Pelotas, Viana é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara na sua cidade natal. Foi secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas no governo do então prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a saída do então chefe da pasta, Artur Lemos Júnior, que foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil.

Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios – Luiz Carlos Busato

Bacharel em Arquitetura e pós-graduado em Urbanismo, Busato já foi prefeito de Canoas, deputado federal, secretário estadual de Obras e vereador. Filiado ao PTB, tem diversos cursos de especialização nas áreas de arquitetura e engenharia e será responsável pela transformação da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios em Secretaria de Desenvolvimento Regional, tendo em visto o encaminhamento da absorção das funções da Metroplan pela administração direta e projetos de investimentos em infraestrutura dos municípios que o governo deverá anunciar em 2021.

Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles

Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017.

Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial.

Até março de 2021, era o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do governo.

MAIS NOTÍCIAS