Notícias


Prédio doado pelo Ministério Público à Polícia Civil reunirá delegacias da mulher e da criança em Passo Fundo

Transferência do prédio se deu por meio de webconferência
05/03/2021 Ascom Polícia Civil e Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP - Foto: Reprodução

Em ato simbólico na tarde da quinta-feira, dia 4 de março de 2021, realizado em webconferência, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, recebeu o prédio que abrigava as promotorias de Justiça do Ministério Público em Passo Fundo. A entrega foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, que assinou em seu gabinete o documento de repasse do imóvel ao Executivo.

O edifício reunirá a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), além de dois cartórios de atendimento ao idoso, vinculados à Deam. O prédio fica na rua Bento Gonçalves, 720, no centro de Passo Fundo, e também abrigará outros espaços para uso de toda a região policial.

Para o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, a doação do imóvel reafirma a parceria entre o Ministério Público e a Polícia Civil, que é sempre revertida em benefício à população. “A destinação desse prédio para sediar um conjunto de delegacias voltadas aos mais vulneráveis permite a centralização dos recursos e mais qualidade no atendimento a essas pessoas”, ressaltou Dallazen.

A chefe de Polícia destacou que a implantação desses órgãos policiais em um só local é uma prova do comprometimento da instituição com a missão policial. “Servimos e protegemos sem distinção. Contudo, quando as vítimas são as menos afortunadas, voltamos nosso olhar de forma a entender a situação e agir com empatia, sempre dentro dos limites da lei”, disse Nadine.

A chefe de Polícia também reconheceu a atuação do Ministério Público junto à Polícia Civil e agradeceu a parceria que possibilitou a criação do novo espaço. O prédio também abrigará uma sala de depoimento especial e conta com auditório com 90 lugares, o qual poderá ser utilizado em cursos, reuniões e na preparação de operações policiais, promovidas pela 6ª Delegacia de Polícia do Interior (DPRI) de Passo Fundo.

“Uma das premissas do programa RS Seguro, conduzido pelo nosso vice-governador Ranolfo Vieira Júnior é a qualificação dos serviços prestados ao cidadão. E para que isso aconteça, é fundamental que os nossos policiais estejam bem instalados e tenham o ambiente adequado para acolher a população. Por isso, a doação desse prédio é uma grande contribuição para esse objetivo”, afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

A edificação foi inaugurada em novembro de 2002 e está avaliada em R$ 6 milhões. O prédio tem área de 1.755 metros quadrados, em terreno de 740 metros quadrados. O imóvel de quatro pavimentos comporta, além do auditório, 34 salas de trabalho, elevador e 14 vagas de estacionamento cobertas.

“Essa colaboração vai aprimorar muito nosso trabalho, especialmente na área dos vulneráveis, ao proporcionar um local mais acolhedor e com melhores condições. Sem dúvida teremos um reflexo direto nos resultados da Segurança Pública em Passo Fundo, que já tem sido os melhores dos últimos tempos”, afirmou o titular da 6ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), delegado Adroaldo Schenkel.

Também acompanharam a webconferência a secretária adjunta de Planejamento, Governança e Gestão, Izabel Matte, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil, delegado Heraldo Guerreiro, os promotores de Justiça de Passo Fundo, Júlio Balardim, Cassiano Cardoso e Marcelo Pires, os subprocuradores-gerais do MP Marcelo Dornelles e Sergio Harris, e o secretário-geral do MP, Júlio César de Melo.

MAIS NOTÍCIAS