Notícias


Governador participa de webinário sobre internacionalização de empresas gaúchas para os EUA

Eduardo Leite participou de evento por videoconferência, acompanhado do Secretário de Planejamento, Claudio Gastal
05/03/2021 Texto: Vanessa Kannenberg / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite fez a abertura do webinário Select USA, na quinta-feira, dia 4 de março de 2021, sobre tendências e conceitos para a internacionalização de empresas gaúchas para os Estados Unidos. O debate contou com a participação do cônsul-geral em Porto Alegre, Shane Christensen, e do conselheiro para Assuntos Comerciais do consulado dos EUA em São Paulo, Joel Reynoso.

Além dos palestrantes, participaram do evento executivos de empresas, principalmente, de médio porte, parceiros institucionais e membros da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

Em sua fala, Leite destacou que sua gestão, mesmo tendo de enfrentar a grave crise sanitária causada pelo coronavírus, não deixou de trabalhar para recuperar o equilíbrio fiscal do governo do Estado e retomar a competitividade do Rio Grande do Sul.

Para isso, fez profundas reformas e aprovou projetos que simplificam a vida de empreendedores, como o novo código ambiental e a reforma tributária, além de reduzir o peso da máquina buscando ampliar a capacidade de investimento, como na infraestrutura, fundamental para reduzir o custo logístico das empresas.

“Além da agenda voltada a atrair e manter empreendedores no nosso Estado, também queremos ampliar e consolidar a participação de empresas gaúchas no mercado internacional, que é o objetivo do programa Exporta RS, capitaneado pela nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O programa é voltado em especial para micro, pequenos e médios empreendimentos que costumam encontrar mais dificuldades para saírem do país. Nesse sentido, oferecemos atendimento personalizado àqueles que desejam identificar possibilidades de exportação e de importação, bem como da difusão de oportunidades e de informações”, afirmou o governador.

Desde 2016, o Exporta RS já auxiliou mais de 500 empresas gaúchas na prospecção de novos mercados internacionais. As empresas interessadas recebem, sem custo, um estudo de mercado indicando os principais destinos potenciais para seus produtos, bem como uma lista de importadores potenciais nestes mercados-alvo.

“Falando especificamente das nossas relações com os EUA, quando recebi, no final do ano passado, o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, demos início a uma iniciativa para que possamos assinar um memorando de entendimento para promover áreas em que possa haver cooperação entre o nosso governo e o governo americano. Trata-se de uma cooperação econômica, que vai nos possibilitar criar novos instrumentos para que tanto empresas gaúchas acessem o mercado dos EUA quanto possamos articular a atração de investimentos de capitais de origem americana aqui para o RS”, afirmou o governador.

“Contamos com o Consulado dos EUA aqui em Porto Alegre e com a liderança do cônsul-geral Shane Christensen para aproximar instituições e empresas americanas das instituições e empresas gaúchas. Temos convicção no potencial que existe nessa relação diplomática, democrática e cordial para trazer investimentos e empresas americanas para cá, assim como trocar experiências e agregar conhecimento entre gaúchos e americanos. Estamos firmes na expectativa de que possamos avançar ainda mais nessa boa parceria para ambos os lados, para os americanos e para os gaúchos, rumo ao futuro, ao desenvolvimento econômico e ao aumento da qualidade de vias para as nossas populações”, acrescentou.

Programa do governo federal dos Estados Unidos, o Select USA auxilia empresas estrangeiras na elaboração de estratégias para investir no mercado americano. Opera dentro do Departamento de Comércio, embaixadas e consulados dos EUA em mais de 75 países, possibilitando que empresas e startups estrangeiras obtenham informações e contatos necessários para desenvolver uma estratégia adequada de internacionalização. Todos os serviços prestados são gratuitos.

Em 2020, o Select USA auxiliou mais de 6,9 mil empresas estrangeiras diferentes, sendo 493 brasileiras, das quais 15% provenientes do Rio Grande do Sul.

MAIS NOTÍCIAS