Notícias


Ginástica orientada em casa: saiba os benefícios das modalidades oferecidas pela Academia On-line Sesc

Estão disponíveis aulas para quem quer atingir objetivos como melhora da postura, queima de calorias, fortalecimento muscular e relaxamento
02/03/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Com as novas restrições devido ao agravamento da pandemia e o fechamento das academias, fazer exercícios em casa voltou a ser a opção para quem quer manter a saúde em dia. Para oferecer o acompanhamento de um profissional mesmo à distância, o Sesc/RS criou a Academia On-Line, na qual os alunos têm aulas de ginástica ao vivo pelo Zoom.

As matrículas estão abertas e podem ser feitas em www.sesc-rs.com.br/esporte/academia-on-line, pelo valor de R$ 53,00 no Plano Trimestral e R$ 19,90 no Plano Mensal.  São oferecidas mais de 200 aulas de 12 modalidades: Meditação, Powermix, Funcional, Pilates Solo, Jump, GAP, Ginástica da Maturidade, Alongamento, Localizada, Abdominal, Ritmos e HITT.

Para o profissional de Educação Física do Departamento Regional do Sesc/RS Vinícius Santos, que dá aulas na plataforma, a autonomia e a ausência de distrações comuns na academia são as principais vantagens deste serviço.

Porém, é preciso conhecer seus limites e buscar orientação em caso de dúvida: “É interessante que o aluno esteja com a câmera aberta, para que o professor possa instruir sobre a postura durante a atividade, além de ele próprio se ver e autocorrigir. Também é importante perguntar sobre os movimentos e não praticar exercícios que causem dores ou não sejam recomendados para quem tem certas patologias”, explica.

Além destes cuidados, também é preciso escolher o tipo de treinamento de acordo com os objetivos que os alunos buscam alcançar. De acordo com Vinícius, as aulas são pensadas para que todos os tipos de público possam participar — desde aqueles que querem começar a se exercitar até os mais experientes.

Porém, como o HITT exige mais condicionamento físico, é mais recomendado a quem já pratica algum exercício. Para ajudar na seleção das atividades que mais se aproximam de cada meta, confira abaixo os benefícios das modalidades oferecidas pela Academia On-Line Sesc.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas.

Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
 
Modalidades da Academia On-line Sesc
 
Meditação

Sempre com aulas pela manhã, ajuda a iniciar o dia melhor, além de provocar a liberação de endorfina e outros hormônios que causam sensação de bem-estar.
Benefícios: relaxamento mental e muscular
 
Powermix

Mistura de diversas modalidades, com o objetivo de trabalhar os principais grupos musculares.

Benefícios: gasto calórico (emagrecimento), melhora do condicionamento, da força e da potência.
 
Funcional

Baseado em movimentos naturais do cotidiano, como abaixar, pular e correr, na Academia On-line a aula é preparada para que diferentes tipos de público possam realizar os exercícios, incluindo pessoas da Terceira Idade. Geralmente o peso utilizado é o do próprio corpo, mas podem ser utilizados acessórios. Neste caso, os instrutores sugerem objetos que as pessoas já tenham em casa - como sacos de arroz, garrafa de água, ferro de passar roupa, cadeira, etc.

Benefícios: ganho de mobilidade, aumento da potência, gasto calórico (emagrecimento) e condicionamento físico.
 
Pilates solo

A melhor modalidade para quem busca melhorar a postura. O foco é na qualidade do movimento, e não na quantidade, por isso o gasto calórico, embora exista, não é tão grande como em outros exercícios.

Benefícios: melhora da postura, mobilidade articular, força e condicionamento físico.
 
Jump

Os alunos fazem movimentos e coreografia em uma pequena cama elástica. Para realizar a aula, é preciso ter o equipamento, que pode ser alugado em academias do Sesc em 16 cidades gaúchas (saiba mais no site www.sesc-rs.com.br/esporte/academia-on-line). Não é aconselhável para pessoas que sentem dores ou desconfortos nos joelhos ou tornozelos.

Benefícios: gasto calórico (emagrecimento), coordenação motora. Por ser alegre e dinâmica, colabora com a saúde mental.
 
GAP

Sigla para Glúteo, Abdômen e Perna, a modalidade trabalha esses três grupos musculares.

Benefícios: definição e fortalecimento dos glúteos, abdômen e perna, melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, aumento da massa muscular.
 
Ginástica da Maturidade

Não existe idade mínima ou máxima para essa aula, desde que a pessoa se sinta bem ao executar os movimentos. Os exercícios envolvem movimentos de dança, relaxamento, alongamento e funcional, adaptados para a Terceira Idade.

Benefícios: aumento da força, da flexibilidade e do condicionamento físico, ganho de massa muscular, redução do percentual de gordura, além de promover o bem-estar e a integração social.
 
Alongamento

Aula voltada para pessoas que estão mais travadas, engessadas ou com movimentos rígidos, o que pode ser causado por uma rotina repetitiva na vida pessoal e no trabalho, criando uma atrofia.

Benefícios: alongar, relaxar, trazer flexibilidade e ajudar a evitar lesões como rompimento de ligamentos.
 
Localizada

Modalidade em que é priorizada uma musculatura diferente a cada aula ou período pré-definido.

Benefícios: aumento da amplitude de movimento, da mobilidade, da força e da potência muscular.
 
Abdominal

Aula para trabalhar o abdômen com todas as variações possíveis de exercícios para essa região do corpo.

Benefícios: redução do percentual de gordura e das medidas do abdômen
 
Ritmos

Aula com coreografia de diversos estilos musicais, como axé, funk e hip hop. Também colabora para o bem-estar por ser uma atividade alegre, que causa a liberação de hormônios como serotonina e endorfina.

Benefícios: gasto calórico (emagrecimento), melhora da coordenação motora e condicionamento físico
 
HITT

Sigla para High Intensity Interval Training (no português, treino intervalado de alta intensidade). A modalidade oferece um treinamento mais curto, que alterna momentos de exercícios de alta intensidade e períodos de baixa intensidade - com descanso ou uma atividade “mais leve” - para que haja uma queima de gordura mais rápida. Indicado para pessoas que já possuem algum condicionamento físico.

Benefícios: melhora do condicionamento físico e da coordenação motora, aumento da capacidade cardiorrespiratória.

MAIS NOTÍCIAS