Notícias


Pelo menos 18 pessoas morrem em Myanmar em dia mais sangrento de protestos

Polícia entrou em ação em diferentes partes de Yangon
01/03/2021 Agência Brasil – Foto: Divulgação

A polícia de Myanmar disparou contra manifestantes em todo o país no domingo, dia 28 de fevereiro de 2021, no dia mais sangrento das semanas de protestos contra um golpe militar, e pelo menos 18 pessoas foram mortas, disse o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A polícia entrou em ação mais cedo e abriu fogo em diferentes partes de Yangon, maior cidade do país, depois que granadas de choque, gás lacrimogêneo e tiros para o ar não conseguiram dispersar as multidões. Os soldados também deram reforço à polícia.

Vários feridos foram arrastados por outros manifestantes, deixando manchas de sangue nas calçadas, mostraram imagens da mídia. Um homem morreu após ser levado a um hospital com uma bala no peito, disse um médico que pediu para não ser identificado.

"A polícia e as forças militares enfrentaram manifestações pacíficas, usando força letal o que- de acordo com informações confiáveis recebidas pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU- deixou pelo menos 18 mortos e mais de 30 feridos", disse o escritório de direitos humanos da ONU.

Myanmar vive um caos desde que o Exército tomou o poder e prendeu a líder eleita Aung San Suu Kyi e grande parte de sua liderança partidária em 1º de fevereiro, alegando fraude em uma eleição de novembro que seu partido venceu por larga margem.

MAIS NOTÍCIAS