Notícias


Infraestrutura tecnológica melhora atendimento na Saúde Municipal durante a pandemia

RCD Cidades trouxe detalhes da projeto de informatização de Novo Hamburgo (RS), referência para os municípios que buscam eficiência no setor
01/03/2021 Comunicação Rede Cidade Digital – Foto: Divulgação

A pandemia trouxe a certeza da importância do investimento em tecnologia para continuidade dos serviços públicos nos municípios brasileiros, principalmente na Saúde, um dos setores mais exigidos neste período de crise em que dados em tempo real estão auxiliando prefeitos e gestores públicos para uma tomada de decisão mais assertiva.

Para fornecer subsídios às Prefeituras do país, o RCD Cidades da quinta-feira, dia 25 de fevereiro de 2021, o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, trouxe detalhes do caso de sucesso de Novo Hamburgo (RS).

O município gaúcho, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, é referência para diversas cidades quando o assunto é inovação na Saúde. “Nós temos uma rede de Saúde toda conectada e estruturada. Isso tudo nos fez ter um norte muito maior do que outros municípios que se viram meio que à deriva, sem ter informação, sem ter esse aparato tecnológico para tomada de decisão”, disse a diretora de Governo Eletrônico da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (RS), Tatiane Soares de Souza, convidada do RCD Cidades desta quinta, sobre a gestão da Saúde Pública Municipal em meio à pandemia do coronavírus.

Segundo ela, Novo Hamburgo começou a informatização gradativa da pasta em 2011. “Trocamos o pneu do carro com ele andando. Então tivemos que fazer de uma maneira planejada, começando por almoxarifado, farmácias, vacinas, até chegar no consultório médico”, explica Tatiane, destacando que um maior controle dos serviços de Saúde contribuíram, por exemplo, na redução da taxa de mortalidade infantil no município de 247 mil habitantes. “É um feito que andou junto com o avanço da tecnologia. São indicadores importantíssimos que mostram para o nosso gestor que tecnologia é um investimento”, observa.

Além de melhorar a gestão da Saúde e o atendimento aos pacientes, outro fator decisivo que pode impulsionar o investimento em tecnologia nas cidades brasileiras, argumenta a diretora, está nos repasses de recursos que, com as novas normativas do Ministério da Saúde, estarão condicionados aos indicadores de atendimento municipais.

“Nós temos que ter essa informação a mão para identificar onde nossos indicadores não estão bons, para dar tempo de modificar, identificar os gargalos e usar nas políticas públicas e das ações de Saúde”, observa. “Quem não estiver preparado com esse novo modelo de financiamento vai perder dinheiro”, alerta a diretora.

Um exemplo de inovação no sistema de Saúde de Novo Hamburgo é a carta de referência eletrônica dentro do prontuário de cada paciente. De acordo com a diretora de governo eletrônico, a nova funcionalidade criada surgiu de uma necessidade do município de reduzir o tempo de encaminhamento interno para especialidade médica. O procedimento que antes era feito manualmente e demorava até quatro meses agora leva cerca de 19 horas.

A modernização no sistema rendeu para Novo Hamburgo em 2018 o prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS).

Para o diretor da RCD, José Marinho, com a pandemia acelerando o processo de transformação digital dos municípios, as demandas atuais do cidadão devem ser o ponto central do planejamento estratégico voltado para as Tecnologias da Informação e Comunicação.

“O objetivo do RCD Cidades é trazer subsídios aos novos gestores públicos que possam auxiliar esses investimentos em tecnologia para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes”, resume Marinho. A edição desta quinta contou com o apoio da Inovadora Sistemas.

MAIS NOTÍCIAS