Notícias


Deputado Dr. Thiago Duarte une forças pela reabertura do Hospital Parque Belém

Dr. Duarte há mais de 5 anos trabalha pela reabertura do HPB
26/02/2021 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

O deputado estadual Dr. Thiago Duarte esteve reunido, na segunda-feira, dia 22 de fevereiro de 2021, com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), com o representante da Secretaria de Saúde do Estado do RS e diretor do Departamento de Regulação Estadual Dr. Eduardo Elsade, com o secretário municipal da saúde, Dr. Mauro Sparta, com o presidente da Associação Sanatório Parque Belém, Dr. Luiz Augusto Pereira, com a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), com gerente de Internação do GHC, Dr. José Accioly Jobim Fossari, com vereadores da cidade de Porto Alegre e imprensa. O tema da reunião foi a composição de esforços para que se reabra o Hospital Parque Belém (HPB), que se está fechado desde 2013.

“Parabenizar o prefeito e o Secretário pela sensibilidade, um gesto vale por mil ações. A ida do Secretário Sparta ao Hospital Porto Alegre, e depois conversar com o prefeito. Foi definitivo para avançar com o HPA. Igualmente com o Hospital Beneficência Portuguesa” afirmou Dr. Thiago Duarte que desde o início da pandemia, nos primeiros meses de 2020, alertava para a necessidade da abertura das estruturas hospitalares ociosas, a atual gestão, na opinião do Dr. Thiago, está dando um exemplo de sensibilidade.

"É possível que o Estado destine alguns equipamentos, a destinação de verbas é pós pago conforme o Ministério da Saúde” afirmou o Dr. Eduardo Elsade. "Acompanho a situação do HPB, junto com o Dr. Pereira e a administração do hospital há anos, o hospital tem condições, tem os leitos para abrir, pelo menos os leitos de enfermaria, e nós podemos avançar dentro do que o Dr. Elsade mencionou, como o prefeito colocou, de forma paulatina" disse Dr. Thiago Duarte, que acredita que havendo boa vontade, o que segundo ele faltou na gestão passada na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, é possível reabrir o HPB.

"As últimas 5 reuniões que eu tive, audiências públicas, reuniões com a secretária da saúde, ouço que a reabertura passaria pela decisão da prefeitura, que tem gestão plena da saúde. Agora que temos uma perspectiva diferente dentro da Prefeitura de Porto Alegre sob o ponto de vista da saúde, espero que o governo do Estado, dentro do que foi combinado, se execute. Acredito que realmente existem as condições” afirmou Dr. Thiago Duarte ao resgatar sua trajetória de reuniões e ações para chamar a atenção para o que ele classificou de “negligência criminosa” da gestão que antecedeu a do Prefeito Sebastião Melo.

“Dr. Thiago Duarte há mais de 5 anos trabalha pela reabertura do HPB” afirmou o presidente da Associação Parque Belém, Dr. Luiz Augusto Pereira. “A gestão passada da prefeitura desmontou uma UTI pronta, fez uma intervenção por birra, para não abrir o HPB, e agora tenho a satisfação de ver um momento completamente diferente” finalizou Dr. Thiago Duarte, que acredita que o HPB é de muita utilidade para as ações em saúde na Zona Sul de Porto Alegre, na região metropolitana e no Estado do Rio Grande do Sul.

MAIS NOTÍCIAS