Notícias


Prazo para adesão a novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) é prorrogado até 19 de março

Escola Raul Pilla, em Porto Alegre, tem projeto de horta escolar e nutrição saudável
23/02/2021 Ascom Seduc / Edição: Secom - Foto: Diego da Costa / Ascom Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) solicita a todas as secretarias municipais de Saúde a atualização e a adesão ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). O prazo para realização do processo foi prorrogado até 19 de março.

A iniciativa, que renova a Portaria n° 1.055 do governo federal, busca contribuir para a formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, são 4.454 escolas participantes e cerca de 1 milhão de estudantes beneficiados. No caso das creches, são 1.377 instituições de ensino e 87.801 alunos atendidos.

Conforme a coordenadora estadual do PSE, Carem Fortunato, é muito importante que os municípios renovem a participação e deem continuidade às ações nas instituições de ensino do Estado, principalmente pela importância da conscientização sobre os protocolos sanitários e medidas de prevenção ao coronavírus.

“A adesão e a atualização dos municípios ao novo ciclo do PSE é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes. Principalmente para orientar e proteger a comunidade escolar da pandemia de coronavírus”, explica.

O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.

Entre as principais atividades, estão ações de combate ao coronavírus, ao Aedes Aegypt, à prevenção do uso de drogas, álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, atividades de saúde bucal, auditiva e ocular, acompanhamento vacinal e alimentação saudável.

MAIS NOTÍCIAS