Notícias


Estados Unidos manifestam disposição de retomar negociações com o Irã

Objetivo é impedir que país desenvolva armas nucleares
21/02/2021 Agência Brasil – Foto: Divulgação

Os Estados Unidos (EUA) estão preparados para conversar com o Irã sobre o retorno de ambos os países ao cumprimento do acordo de 2015, que tem o objetivo de impedir que Teerã desenvolva armas nucleares, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a aliados europeus na quinta-feira, dia 18 de fevereiro de 2021.

Em nota conjunta divulgada pelo Reino Unido, a França, Alemanha e os Estados Unidos, os países europeus saudaram a intenção do presidente norte-americano, Joe Biden, de retornar à diplomacia com o Irã.

Após conversas em Paris, das quais Blinken participou por vídeo, os governos afirmaram seu objetivo compartilhado de fazer com o que Irã retorne ao cumprimento total dos compromissos com acordo, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).

"O secretário Blinken reiterou que, como o presidente Biden já disse, se o Irã voltar a cumprir estritamente os compromissos do JCPOA, os Estados Unidos farão o mesmo e estão preparados para engajar em discussões com o Irã para esse fim", disse a nota conjunta.

O Irã começou a violar o acordo em 2019, em resposta à retirada dos EUA sob o governo Donald Trump, e está em um impasse com o governo Biden sobre quem deve agir primeiro para salvar o acordo. O Irã tem acelerado a violação do acordo nos últimos meses.

Teerã estabeleceu um prazo, para a semana que vem, a fim de que Biden comece a reverter as sanções impostas por Trump, ou irá tomar o maior passo até agora para violar o pacto, proibindo inspeções de última hora da agência nuclear da Organização das Nações Unidas que são permitidas por um protocolo adicional do documento.

MAIS NOTÍCIAS