Notícias


Sebrae RS lança oito novas capacitações voltadas à educação básica

Soluções estão focadas no empreendedorismo e na Base Nacional Comum Curricular
23/10/2019 Por Bacigalupo, Kampylis e Brande (União Europeia) – Foto: Free Stock Photos por Pixabay / Divulgação

Com o objetivo de criar soluções para a educação básica focadas no empreendedorismo e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Sebrae RS desenvolveu oito capacitações para professores, com ações e atividades a serem vivenciadas replicadas com os alunos em sala de aula.

As atividades irão trabalhar competências socioemocionais, cognitivas e comunicativas onde as competências empreendedoras são trabalhadas de modo transversal.

Cinco atividades-piloto já foram realizadas para educadores da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Canoas, da 28ª CRE, em Gravataí, da 2ª CRE, em São Leopoldo, da 12ª CRE, em Guaíba, e da 25ª CRE, em Espumoso.

A partir do dia 23, outras três devem ocorrer em São Leopoldo (2ª CRE), em Gravataí (28ª CRE), e em município ainda a definir. Cerca de 20 professores participam de cada uma das capacitações.

Roselaine Moraes, gestora Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae RS, ressalta que as soluções são resultados de uma nova atuação estratégica da organização na área da educação empreendedora, e que suscitou a criação de metodologias que pudessem atender a BNCC para alcançar a educação formal.

A meta é realizar os pilotos em 2019 para, a partir do ano que vem, implementar as novas soluções. “O público final são os alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas o meio, ou seja, quem recebe a capacitação, são os professores. De posse das metodologias, eles trabalham no espaço escolar com os alunos”, comenta Roselaine.

As soluções poderão ser usadas nas redes públicas e privadas e podem ser adaptadas a qualquer modalidade dentro da educação básica, já que se trata de metodologias ativas. A tarefa dos professores é adequar o conteúdo conforme a faixa etária dos estudantes. Entre os temas das capacitações, estão competências como empatia, argumentação e pensamento crítico.

Sílvia Zuffo, técnica da Gerência de soluções do Sebrae RS, explica que a entidade trabalha com educação empreendedora há alguns anos, mas que a atualização é contínua, especialmente quando o foco são crianças, adolescentes e jovens, sempre conectados. Pesquisas junto a educadores ajudaram a compor as oito novas capacitações.

“A gente vê o professor como agente de transformação. Se ele se entender também como empreendedor e entender o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo e as escolhas que se faz, ele irá multiplicar essas informações com os alunos”, avalia Sílvia.

A professora de química, Tatiani Prestes Soares, que atualmente está na vice-direção da Escola Estadual Guarani, de Canoas, participou de um dos pilotos, o Competências Socioemocionais e Empatia. Ela conta que já pretende aplicar uma das dinâmicas aprendidas em uma das turmas da instituição de ensino em que trabalha.

“Achei muito válido e bem produtivo. O projeto tem viabilidade”, avalia. Tatiani destaca a importância de se olhar para o empreendedorismo não apenas como uma característica do mundo dos negócios. “Se tem essa questão muito voltada para os negócios e não como uma atitude, um comportamento da pessoa. Mas é possível trabalhar questões de projeto de vida, melhorar o local onde estou e me melhorar”, comenta.

Conheça as oito novas capacitações desenvolvidas pelo Sebrae RS:

> Competências Socioemocionais: Emoções e Empatia (4 horas)

> Competências Socioemocionais: Argumentação e Pensamento Crítico (4 horas)

> Projeto Inspiração: Conhecendo Histórias Empreendedoras (4 horas)

> Culturas Locais e do Mundo (4 horas)

> Projeto Legado: Deixando sua Marca na Comunidade (8 horas)

> Protagonismo, Ética e Colaboração (8 horas)

> Do Sonho ao Propósito (8 horas)

> Workshop Professor Empreendedor e Princípios da Educação Empreendedora (16 horas)

Competências empreendedoras

1. Tomar a iniciativa

2. Planejar e gerenciar

3. Lidar com incerteza, ambiguidade e risco

4. Trabalhar com os outros

5. Aprender através da experiência

6. Autoconsciência, autoconhecimento e eficácia

7. Motivação e perseverança

8. Mobilizar recursos

9. Alfabetização financeira e econômica

10. Mobilizar os outros

11. Identificar oportunidades

12. Criatividade

13. Visão

14. Valorizar ideias

15. Pensamento ético e sustentável

MAIS NOTÍCIAS