Notícias


Cerca de 272 pacientes estão na fila de cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora de Camaquã

Do total, 118 pacientes são moradores de Camaquã, e o restante dos demais municípios
22/10/2019 Redação Portal de Camaquã – Foto: Debora Alves por Pixabay / Divulgação

Através da Indicação nº 66 de 2019, o Ver. Vinícios Araújo solicitou explicações à Direção do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã, referentes ao atraso de cirurgias, nas especialidades de HÉRNIA e VESÍCULA, razão pela qual tem sido motivo de preocupação pelos pacientes que aguardam data para realizar o procedimento cirúrgico.  

Em resposta, o Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã encaminhou o Ofício nº 270 de 2019, com as seguintes explicações:

Inicialmente, o Hospital informou que a fundação tem acordado junto ao Estado do Rio Grande do Sul através do Contrato 146 de 2018, no que diz respeito às cirurgias eletivas da especialidade de Cirurgia Geral, uma cota mensal para realização de 30 procedimentos, a serem distribuídos entre todos os municípios dos quais são referências.

Em levantamento realizado, o Hospital informa sobre a fila de espera interna, na especialidade de CIRURGIA GERAL, que inclui todas as cirurgias da especialidade (hérnias, vasculares, digestivas, biliares, entre outras), de pacientes com indicação de cirurgia, e liberados pelo cirurgião para agendamento, existe 272 pacientes. Desses, 118 são do município de Camaquã, e 154 pertencem aos demais municípios da região. Do total, 160 pacientes aguardam por cirurgias biliares e 36 para tratamento de hérnias.

Quanto à previsão de realização do procedimento e prazo de espera, o Hospital não tem  como informar o tempo de modo geral, pois trata-se de fila única, com cotas limitadas à 30 procedimentos/mês, cotizados para cada município e que respeita a data de liberação do paciente. O Hospital esclarece também que mensalmente são atendidos na especialidade de Cirurgia Geral, cerca de 240 pacientes, desses, aproximadamente, 180 tratam-se do ingresso de novos pacientes encaminhados através das secretarias de saúde de nossa região.



MAIS NOTÍCIAS