Notícias


Integrantes da Comunidade Quilombola Moçambique, de Canguçu, participaram como fonte de entrevista da minissérie “Nação Preta do Sul”

TV Nação Preta é um canal voltado para produção e promoção de conteúdos focados na valorização da Cultura Negra no Brasil
09/02/2021 Texto e foto: Prefeitura de Canguçu

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, através da Coordenadoria de Etnias, vinculada a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, integrantes da Comunidade Quilombola Moçambique, participaram como fonte de entrevista da minissérie “Nação Preta do Sul”, realizada pela TV Nação Preta, de Porto Alegre.

Durante o momento, foram entrevistadas mulheres da comunidade, que falaram sobre a relevância da regulamentação do território quilombola, a sua organização e seus trabalhos artesanais.

A TV Nação Preta é um canal voltado para produção e promoção de conteúdos focados na valorização da Cultura Negra no Brasil. Neste projeto específico, chamado “Nação Preta do Sul”, o objetivo é a valorização da cultura negra no Rio Grande do Sul, com uma minissérie de seis episódios com lançamento previsto para abril deste ano.

A TV Nação Preta, de Porto Alegre, consiste em um canal produção independente na plataforma do YouTube, aberto em 2015, que surgiu do Programa Nação, anteriormente exibido na TVE e TV Brasil.

A motivação do projeto surge da necessidade de visibilidade e atenção para pautas da negritude, que além de possuir sua cultura pouco valorizada no Brasil, ainda é alvo dos altos índices de homicídios e violência no país.

Este projeto em específico foi selecionado em primeiro lugar no edital de Produções Culturais, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), através da Lei Aldir Blanc.

Para acompanhar outros trabalhos, confira os canais oficias da TV Nação Preta no YouTube em https://www.youtube.com/channel/UC_3nsZ8_PL_y_WbmJU4_t4A e no Instagram @ tvnacaopreta

MAIS NOTÍCIAS