Notícias


Receita de hambúrguer e muita diversão na próxima aula do FUNtastic Summer

A segunda aula será dia 10 de fevereiro, a partir das 10h30
08/02/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

A segunda aula do Funtastic Summer será dia 10 de fevereiro, a partir das 10h30. O projeto do Senac-RS promove o aprendizado do Inglês baseado em encontros que são pura diversão e sabor: a próxima aula terá a participação do chef Gilles Saraiva que vai ensinar como fazer aquele hambúrguer delicioso e com os melhores "toppings". E, de quebra, a docente dos cursos de Idiomas do Senac Litoral, Luana Dariva Cabreira vai contar como pedir um lanche em inglês.  

O FUNtastic Summer tem 9 aulas que abordarão temas como séries, receitas gastronômicas, maquiagem e técnicas de penteado, além de oficina de slime para crianças, Instagram e Tik Tok Tips para adolescentes.  

Totalmente gratuito e on-line (as aulas serão transmitidas via YouTube do Senac-RS), o objetivo é envolver crianças, jovens e adultos nas divertidas aulas temáticas de inglês.  As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site www.senacrs.com.br/funtasticsummer. Os inscritos receberão por e-mail, após as aulas, um material exclusivo sobre os conteúdos abordados no encontro.  

Para acompanhar a próxima aula, veja a receita do hamburguer e dos acompanhamentos elaborados pelo chef Gilles Saraiva. Atenção para as dicas e para a opção vegetariana!

Hambúrguer

Carne moída – (metade acém, metade peito) – 600 g
Óleo vegetal – 20 ml
Sal – q.b
Pimenta do reino preta – q.b
Pão de hambúrguer – 4 un
Queijo colonial – 100g
Alface americana - ½ unidade

Pese 150g de carne moída para cada hambúrguer e faça bolas com a carne. Forme os hambúrgueres usando um molde ou as mãos. Tempere a superfície de cada hambúrguer usando sal e pimenta e reserve.  Aqueça um frigideira e coloque um fio de óleo. Frite um ou dois hamburgueres por vez (dependendo do tamanho da frigideira), e deixe cerca de 3 minutos no primeiro lado, certificando-se que foi criada uma crosta e ajustando a temperatura para não queimar. Quando virar para fritar o segundo lado coloque uma fatia de queijo colonial do lado já selado. Deixe mais 3 minutos no outro lado. Assim que terminar de fritar retire do fogo e deixe descansar por 3 minutos. Em uma frigideira separada toste os pães cortados ao meio com um pouco de manteiga. Para montar os sanduíches, coloque um pouco de maionese nas metades tostadas dos pães. Começando com a parte de baixo, coloque a geléia de cebola, depois o hambúrguer, o picles de pepino, o tomate assado, a alface e finalize com a parte de cima do pão.  

Dicas:

Para o hambúrguer opte por corte mais baratos e com percentual de gordura um pouco maior. A mistura de 50% de acém e 50% de peito faz um excelente hambúrguer. É importante que o percentual de gordura fique em cerca de 20% para não ficar seco.  

Faça bolas de mais ou menos 150g e vá jogando de uma mão para a outra, assim você vai retirando o ar de dentro e compactando um pouco a carne, mas sem trabalhar ela demais.  

Antes de levar o hambúrguer para a frigideira pressione o centro um pouco, para formar uma pequena cavidade no meio. Quando o hamburger começar a cozinhar ele vai expandir um pouco no centro e isso garante que ele fique uniforme.

O tempo de cozimento vai demorar de acordo com o tamanho, mas um hambúrguer com 150g e cerca de um dedo e meio de altura leva em torno de 5 minutos de cada lado.  

Comece com o fogo alto, para selar e criar uma boa crosta no hamburger. Assim que virar para o outro lado, depois de um minuto, você pode diminuir o fogo e colocar o queijo da sua preferência em cima do hambúrguer. Você pode colocar uma tampa na frigideira, para ajudar o queijo a derreter.  

Lembre-se sempre de tostar o seu pão em uma frigideira antes de montar o prato. Adicione manteiga para ter um resultado ainda mais saboroso.

Um hambúrguer é basicamente composto de pão e a carne, o resto é opcional. Aproveite para soltar a criatividade e experimentar com sabores diferentes, sempre lembrando de manter o equilíbrio, ou seja, combine elementos ácidos com algo mais gorduroso e ingredientes salgados com sabores doces, por exemplo.  

Geléia de cebola

Cebola roxa – 325g
Açúcar mascavo – 50 g
Vinagre balsâmico - 15 ml
Vinho tinto – 250 ml
Azeite de oliva – 20 ml
Sal – q.b
Pimenta do reino preta – q.b

Corte a cebola em Julienne e reserve. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque o azeite de oliva. Refogue as cebolas até ficarem bem macias e translúcidas, mas sem ficarem secas ou queimarem. Adicione o açúcar e deixe caramelizar um pouco, em seguida adicione o vinagre balsâmico para deglaçar. Acerte o sal e a pimenta e adicione a redução de vinho, deixando a mistura adquirir a consistência de geléia.

Picles de pepino

Pepino  - 250g
Vinagre de maçã – 200 ml
Água – 100 ml
Açúcar 50 g
Sal -15 g

Misture o vinagre de maçã, água, açúcar e o sal em um tigela para fazer a solução do picles. Reserve. Corte o pepino em fatias finas, ¼ de centimetro, e coloque na solução. Deixe temperar por pelo menos 30 minutos e drene antes de servir.  

Tomate assado

Tomate gaúcho - 1 un
Azeite de oliva – 20 ml
Sal - q.b
Pimenta do reino preta – q.b

Corte o tomate em rodelas de mais ou menos 2cm. Pré-aqueça o forno a 200°C e prepare uma assadeira. Coloque os tomates espalhados na assadeira e tempere com sal, pimenta e o azeite de oliva. Leve os tomates ao forno e deixe por cerca de 10 minutos, até ficarem bem macios e dourados. Tire do forno e deixe esfriar um pouco antes tirar da forma.

Maionese de alho

Leite - 200 ml
Alho – 3 dentes
Limão – 1 un
Sal – q.b
Pimenta – q.b
 
Envolva o alho em Papel alumínio e leve ao forno aquecido a 180°C por 15 minutos. Esprema o alho em recipiente e reserve. Em um liquidificador adicione o leite, alho espremido, sal e a pimenta e bata em velocidade média. Pelo buraco da tampa vá adicionando o óleo vegetal aos poucos, em um fio constante. Assim que a maionese adquirir a consistência desejada adicione o limão espremido e bata para misturar. Está pronto para servir.  

Opção Vegetariana:

Hambúrguer de falafel

Grão de bico – 250g
Salsinha – ½ maço
Sal – 5g
Alho – 2 dentes
Tahine – 1 colher de sopa
Cebola – 1 unidade grande

Antes de começar o preparo deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro, no mínimo 12 horas. Drene o grão de bico e coloque em um processador. Bata um pouco até desmanchar bem. Acrescente o resto dos ingredientes e bata até virar uma massa mais ou menos uniforme, não precisa está totalmente lisa, mas sem pedaços muito grandes de nada e que mantenha um formato quando modelada. Faça bolas de 120g e depois modele discos de um dedo de altura. Coloque em uma forma e deixe no congelador por pelo menos uma hora, para endurecer um pouco. Aqueça uma frigideira com óleo, o suficiente para formar uma camada de um dedo de altura. Assim que o óleo estiver quente (180°C) coloque os disco de falafel e frite por cerca de 6 minutos de cada lado, cuidando para não queimar o exterior. Retire da frigideira e retire o excesso de óleo com um papel toalha e está pronto para servir. 

MAIS NOTÍCIAS