Notícias


Organizações gaúchas Sesc e Sebrae, que estão entre as três melhores para se trabalhar no Brasil, revelam melhores práticas

As duas são da categoria Terceiro Setor no reconhecimento GPTW
08/02/2021 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

No ano em que a solidariedade e o cuidado com as pessoas ganharam um caráter de urgência, o orgulho em pertencer a organizações voltadas ao desenvolvimento social foi acentuado entre duas entidades do Rio Grande do Sul: Sesc/RS e o Sebrae RS estão entre as três melhores empresas do terceiro setor para trabalhar no Brasil.

O reconhecimento nacional veio através do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW na categoria Terceiro Setor 2020, coordenado pela Great Place to Work® (GPTW), empresa que atua em mais de 61 países, sendo referência no assunto. O Sesc/RS recebeu a primeira colocação e o Sebrae RS ocupou o terceiro lugar. O reconhecimento é o resultado de uma série de ações desenvolvidas por ambas as empresas, pensando na elevação do patamar de gestão para níveis de excelência.

A gerente de Recursos Humanos do Sesc/RS, Elizabeth Carvalho, conta que uma das estratégias para alcançar este resultado é identificar quem tem afinidade com a missão de melhorar a vida das pessoas desde o processo seletivo.

“Não importa a posição que a pessoa vai ocupar na organização, ela tem que ter a vocação para o trabalho social e o entendimento de que participará de uma construção colaborativa para promover mudanças na sociedade. Por isso, os objetivos, desafios e estratégias são compartilhados pelas lideranças com todos os funcionários. Esse afinamento traz resultados e os resultados também são compartilhados, o que gera muita satisfação entre todos de estar fazendo parte de algo que faz a diferença na vida das pessoas”, afirma.

Elizabeth ainda ressalta que, além do cuidado com a sociedade, promovendo ações de solidariedade, cultura, esporte e educação que foram planejadas e executadas durante a pandemia, houve uma preocupação especial com a saúde dos trabalhadores da organização. Rotinas e programas foram adaptados para o ambiente virtual, informações foram amplamente disponibilizadas para que os colaboradores replicassem em casa os cuidados necessários para prevenir a Covid-19. Foram distribuídos EPIs e implementadas mudanças como maior espaçamento e jornada presencial em escalas.

Um software foi desenvolvido para identificar quem teve contato, no local de trabalho, com algum funcionário que venha a testar positivo, permitindo a ampliação de medidas preventivas. A soma da vocação para a missão, visualização dos resultados e do sentimento de reciprocidade do cuidado colaboram para que o Sesc/RS tenha sido considerada a melhor empresa do Terceiro Setor para trabalhar no Brasil.

Já o Sebrae RS pontua que o resultado obtido no respectivo ranking é fruto de um trabalho sistemático de uma gestão de pessoas, que entende seus colaboradores como aqueles que criam soluções para melhorar a vida dos empreendedores. E, a partir dessa visão, são estimulados comportamentos de protagonismo e atitude inovadora, propiciando o engajamento das pessoas com o propósito da organização – empreendedorismo que transforma. Para tanto, há uma série de iniciativas internas que dão suporte a essa estratégia, como o laboratório interno de inovação – Colab.

Em 2020, a gerente de Recursos Humanos do Sebrae RS, Carla Dutra, destaca ainda o cuidado que a empresa teve com seu time de colaboradores no enfrentamento da pandemia. Suporte material e emocional para que as pessoas pudessem se adaptar ao novo tipo de trabalho foram constantes. Palestras com profissionais de saúde, realização de testes Covid-19, acompanhamento próximo dos gerentes junto a suas equipes e comunicação transparente foram os principais mecanismos para o enfretamento da pandemia.

Além disso, a diretoria do Sebrae RS é bem próxima dos colaboradores. A comunicação na empresa é colaborativa, sendo que seu principal canal é uma rede social interna e, também, dispõe de espaços institucionalizados de conversas entre os colaboradores e a direção.

Nesta 4ª edição do ranking GPTW, que reconhece as Melhores Empresas do Terceiro Setor, foram 87 empresas inscritas e, em 2021, 15 empresas receberam o reconhecimento. Saiba mais em https://gptw.com.br.

MAIS NOTÍCIAS