Notícias


Porto Alegre dá início à implantação do projeto Brasil em Campo

A partir do começo da obra, prazo de conclusão é estimado em cem dias
06/02/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Cidadania – Foto: Rafael Carvalho / Ministério da Cidadania

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assinou, na quarta-feira, dia 3 de fevereiro de 2021, em Porto Alegre (RS), o Termo de Intenção que prevê a construção de uma unidade do projeto Brasil em Campo. Também ontem, o ministro garantiu o início do processo de implantação em Guaíba, na Região Metropolitana da capital gaúcha.

Viabilizado por meio de ações federais, municipais e da iniciativa privada, o Brasil em Campo é um equipamento esportivo que abriga campos de futebol de grama sintética, com medidas oficiais ou soçaite, pista de atletismo, quadras poliesportivas, espaços para eventos, vestiários, área de administração, loja e lanchonete.

“Cada vez que um Termo de Intenção do Brasil em Campo é assinado, eu tenho a certeza de que avançamos mais um passo no sentido de ampliar o acesso ao esporte para todos os brasileiros”, afirmou Onyx Lorenzoni.

“Esse é um projeto democrático, que poderá ser usado por crianças, jovens, adultos e idosos. Não faz distinção entre esporte olímpico e paralímpico, pois é dotado de espaços para a prática de ambas as modalidades. Estou seguro de que Porto Alegre vai aproveitar todas as opções do Brasil em Campo e que, a partir do momento em que o projeto entrar em operação, a cidade ganhará mais um polo de cidadania, tendo o esporte como catalizador”, prosseguiu o ministro.

Licitações

O ministro explicou que a fase das licitações já está em andamento por parte do Governo Federal e que, na primeira etapa, estão previstas a construção de 150 unidades do Brasil em Campo em todo o país. Iniciada a obra, a estimativa é de conclusão em cem dias.

Os municípios interessados devem fornecer os terrenos – 24 mil m², no modelo maior, e até 12 mil m², no modelo reduzido – já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura será feita com verbas de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

MAIS NOTÍCIAS