Notícias


Senar-RS é patrocinador da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Entidade vai divulgar Programa de Agricultura Irrigada no evento, que vai de 9 a 11 de fevereiro, em Capão do Leão
05/02/2021 Padrinho Agência de Conteúdo / Tatiana Py Dutra – Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) é um dos patrocinadores da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 9 a 11 de fevereiro de 2021, em Capão do Leão (RS).  

O evento - uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com a Embrapa -  terá atividades on-line e presenciais. E quem for até a Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, que sedia o evento, poderá visitar o espaço do Senar-RS.

A equipe da instituição estará prestando esclarecimentos sobre o Programa Agricultura Irrigada, um curso em seis módulos que esclarece os produtores rurais sobre os sistemas existentes e suas aplicações.

“O Programa Agricultura Irrigada tem como objetivo apresentar aos participantes ferramentas importantes para conviver com situações adversas, como por exemplo períodos de seca, e não só isso, mas otimizar seus sistemas produtivos através do bom uso e gestão da água”, explica o engenheiro agrônomo Henrique Padilha, do departamento de Formação Profissional Rural do Senar-RS.

A irrigação será tema de destaque na Abertura da Colheita, que tem como tema “Os novos rumos do sistema de produção”. Os painéis e debates convocarão os produtores a conhecer (e a aderir) aos mais modernos e sustentáveis métodos de manejo de lavouras, em favor da redução de custos e ao aumento da produtividade.

Sustentabilidade

O equilíbrio ambiental no setorprodutivo também entra nesse contexto. No dia 9, às 16h, o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli será o mediador do painel “Arroz Gaúcho: Alimentando Nações e Conservando o Planeta”.

Serão painelistas o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos Júnior; o diretor técnico do Irga, Ricardo Machado Kroeff; a pesquisadora da Embrapa Solos Rachel Bardy Prado e o diretor de Sustentabilidade Latam da Divisão Agrícola da Bayer, Eduardo Bastos.

Realizado no Auditório Frederico Costa, o painel poderá ser assistido on-line, pelo canal da Federarroz no YouTube.

Material extra

Em seu site, o Senar-RS disponibiliza o e-book “Benefícios do Arroz e Derivados para a Saúde”.

MAIS NOTÍCIAS