Notícias


Susepe transfere cinco apenados envolvidos em tumulto no Presídio de Santiago

Pacote com 11 celulares ficou preso à tela de proteção da casa prisional
05/02/2021 Imprensa Susepe e Seapen – Foto: Divulgação

Cinco presos foram transferidos do Presídio Estadual de Santiago, após o envolvimento em tumulto na quarta-feira, dia 3 de fevereiro de 2021, quando tentaram resgatar um pacote contendo onze aparelhos celulares arremessados da rua. Os aparelhos ficaram presos à tela de proteção da casa prisional.

Na ocasião, os policiais penais precisaram fazer disparos com munição não letal para conter os envolvidos que não acataram as ordens de não pegarem o pacote. Eles arremessaram pedras contra os servidores. O fato aconteceu no início da tarde e teria iniciado com os presos da galeria B.

A direção da casa prisional informou que cinco presos foram encaminhados para atendimento médico, mas liberados em seguida. No confronto, dois servidores tiveram ferimentos leves.

Os apenados recambiados foram para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), mediante autorização judicial. Eles vão cumprir as sanções disciplinares previstas em lei, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen).

O delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária (Santa Maria), Anderson Prochnow, explicou que, depois do conflito, os policiais penais realizaram um revista nas celas e conferência nominal dos presos. "Não serão aceitos atos de indisciplina nesta região", frisou.

Ainda segundo Prochnow, os servidores executaram um trabalho de excelência, geriram a crise sem maiores incidentes, interceptando, mais uma vez, o ingresso de celulares na casa prisional, de forma a contribuir para a segurança da sociedade", disse Prochnow.

Ele disse também que o apoio da Brigada Militar foi fundamental para que a situação fosse rapidamente controlada. O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia (DP) para o registro de ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS