Notícias


Em reunião com Zé Nunes, Corsan garante investimento para abastecimento na Barrinha e no Coqueiro, em São Lourenço do Sul

O superintendente da Corsan, Mário Silva, anunciou investimento já para o mês de março
02/02/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação Gabinete

Foi realizada, na tarde da última segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2021, a pedido do deputado estadual Zé Nunes (PT), reunião virtual com a Corsan, para tratar da situação da água em São Lourenço do Sul.

Melhorias para ampliar a capacidade de captação, ampliação do fornecimento para as localidades da Boa Vista e Coqueiro, além da possibilidade de melhoria e ampliação da rede de água no Boqueirão Velho e também na localidade das Pedrinhas foram as pautas apresentadas.

Conforme o parlamentar, o mais importante foi ter aberto o diálogo, que deve ser mantido, e com a participação de todos. Entre os encaminhamentos, formar uma comissão com moradores das comunidades envolvidas.

O superintendente da Corsan, Mário Silva, anunciou investimento para abastecimento de água na Barrinha e no Coqueiro, já para o mês de março, e falou da possibilidade de novo reservatório para a Barrinha. Silva informou que, também até meio de março, deve ser iniciado o desassoreamento das barragens da Regional Sul, incluindo o Arroio São Lourenço, o que qualificará ainda mais a qualidade da água.

Sobre a Vila Coqueiro, segundo o superintendente, 81% da obra já está completa, previsão de entrega até o mês de junho deste ano. Silva falou também sobre a alteração na coloração da água devido à seca, disse que estão trabalhando para contornar o problema. E, em caso de uma possível continuação da estiagem, assegurou que a Corsan está preparada com caminhões pipa para abastecimento urgente, caso seja necessário.

Em relação à Boa Vista, ele disse que não há contrato da obra, o que traz dificuldades técnicas e econômicas.  Admitiu que houve atraso na obra, e informou que estão licitando contrato de projetos, e que poderão inserir esta obra, portanto, no momento, não há solução para este atendimento.

Desde que Zé Nunes assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa, ele tem tratado da situação da água no município de São Lourenço. Para ele a água não pode ser submetida ao lucro, como uma mercadoria. “A água é, acima de tudo, um serviço. Seguiremos cobrando a concessão no abastecimento de água de qualidade, afinal, é direito do cidadão”, finalizou.

 Participaram da reunião o engenheiro da Corsan, Luiz Felipe Ody, o secretário municipal de Planejamento de Meio Ambiente Tiago Tuchtenagem, o vereador Ildo Doring, representantes da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI), do COMUDE, da Furg, da Emater, e moradores locais.

MAIS NOTÍCIAS