Notícias


Governo do RS discute estratégias para incentivar produção de olerícolas no RS

"Com a sustentação necessária aos produtores, é possível construir um cenário promissor”, afirmou Polo
28/01/2021 Texto: Thamíris Mondin / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Joel Vargas / ALRS / Divulgação

Governador em exercício, o deputado Ernani Polo recebeu no Palácio Piratini, na tarde da terça-feira, dia 26, produtores de olerícolas do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fomento da produção no Estado.

Uma das alternativas foi apresentada pelo produtor de oliveiras e empresário Luiz Eduardo Batalha, de Pinheiro Machado. O município conta com uma indústria de conservas preparada para receber como matéria-prima cerca de 40 tipos de olerícolas que podem ser fornecidas pela região.

A partir do exemplo, a ideia é promover um programa regional de desenvolvimento da produção e da agricultura familiar, acompanhado da geração de emprego e renda em função da mão de obra empregada na agroindústria e na produção de outros insumos, como as embalagens.

O governador em exercício destacou a importância de um destino para a produção, com o valor agregado do desenvolvimento das regiões produtoras. “A construção deste programa regional de fomento, com uma logística diferente, onde se estimula a produção já tendo a agroindústria para absorver a matéria-prima, é uma forma de gerar desenvolvimento para as regiões. A demanda brasileira pelos produtos do setor é grande, e com a sustentação necessária aos produtores é possível construir um cenário promissor”, afirmou Polo.

Ao fim da reunião, foi assinado um protocolo de intenções entre a Emater/RS e a agroindústria Azeite Batalha, com o objetivo de conjugar esforços para o desenvolvimento da olericultura no Rio Grande do Sul, com ênfase nas culturas destinadas a produção de conservas.

No encontro, estavam presentes, além dos produtores e prefeitos, representantes do Banrisul, da Emater/RS e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).

MAIS NOTÍCIAS