Notícias


Mais de 300 produtores brasileiros recebem orientação sobre como aumentar o sequestro de carbono

Em palestras que integram a Iniciativa Carbono da Bayer, a agrotech ConnectFarm abordará temas como a importância de práticas sustentáveis no campo
28/01/2021 Critério Resultado em Opinião Pública - Foto: Arquivo Pessoal/ ConnectFarm

Um ciclo de palestras sobre a temática do carbono no campo contará com a participação de 360 produtores rurais brasileiros, todos eles integrantes da Iniciativa Carbono, da Bayer.

A capacitação será liderada pela ConnectFarm, startup que une tecnologias e fatores de produção. As palestras ocorrerão entre os dias 26 e 28 de janeiro, 2 a 4 e 9 e 10 de fevereiro, de forma virtual, através da plataforma Zoom, sempre das 19h às 21h.

Nesta jornada técnica, o objetivo é orientar os produtores sobre como aumentar o sequestro de carbono da atmosfera, através de boas práticas agronômicas. O projeto vai tratar ainda sobre a remuneração e a potencialidade desse novo mercado no campo.

Diretor técnico da agrotech, Antonio Luis Santi tratará sobre o papel do carbono como componente-chave dos sistemas de produção, dos impactos gerados pelo manejo correto e estratégias de mitigação, entre outros aspectos.

De acordo com o especialista, a adoção dessas práticas, por meio de definição e avaliação de protocolos, ajudará a melhorar a produtividade em cultivos, como milho e soja. “A redução da emissão de carbono é um tema que está na agenda mundial. É um mercado promissor e que vai trazer ganhos econômicos e sociais aos produtores e ao meio ambiente”, afirma Santi.

“O trabalho que estamos desenvolvendo com este grupo de produtores rurais resultará em um modelo de negócios customizado. A intenção é agregar sustentabilidade e produtividade ao agronegócio, impactando positivamente o meio ambiente e ainda gerar renda ao produtor. Entendemos que a melhor forma de se alcançar um modelo de sucesso é fazê-lo de forma colaborativa – unindo produtores, parceiros como a ConnectFarm, e especialistas”, explica Fábio Passos, diretor do Negócio de Carbono da divisão agrícola da Bayer, “estas palestras são muito importantes para seguirmos intensificando o sistema produtivo dos participantes do projeto-piloto da Iniciativa Carbono.”

Atualmente, a ConnectFarm já está levando tecnologia e assistência técnica a 24 produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul e São Paulo no projeto Carbono +, também parte da Iniciativa Carbono da Bayer e certificado pela Embrapa. A iniciativa tem como meta reduzir, até 2030, as emissões de gases geradores de efeito estufa em 30%, e, no futuro, a empresa deverá comprar créditos dos produtores.
 
ConnectFarm

Com atuação em território nacional, a ConnectFarm busca ampliar a produtividade, otimizar recursos e maximizar a rentabilidade dos produtores. Possui em sua carteira cerca de 130 produtores rurais, totalizando cerca de 30 mil hectares sob sua análise.

Um dos projetos da agrotech é o Índice de Gestão Ambiental (IGA), baseado em um algoritmo que insere atributos do solo, das plantas e do ambiente. O sistema melhora a inteligência à medida que aumenta sua base de dados, permitindo uma recomendação mais assertiva para cada ambiente da propriedade.

Em 2020, a ConnectFarm venceu o Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), na categoria "Irrigado". Em uma propriedade em Boa Vista das Missões, alcançou uma produtividade de 111,9 sacas de soja por hectare — a média no Brasil é de 54,5 sacas/ha.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

MAIS NOTÍCIAS