Notícias


Mostra de Arte da Emei Jacema Prestes, em Pelotas, será dia 9 de novembro

Na 5ª edição, projeto ‘Pequenos Grandes Talentos’ visa valorizar e divulgar obras de 196 alunos da escola
20/10/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Luiza Meirelles - Foto: Divulgação

Desde 2015, o projeto Pequenos Grandes Talentos, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Jacema Rodrigues Prestes, no Arco-íris, estimula o desenvolvimento de habilidades no contato com a arte e promove exposições à comunidade, a fim de valorizar as produções.

Neste ano, a 5ª edição da Mostra de Arte será realizada dia 9 de novembro, a partir das 14h, no educandário, onde pais e familiares são esperados para prestigiar as obras elaboradas por 196 alunos.

Assim como nas versões anteriores, o evento homenageia um "talento" local – no ano passado, foi o artista plástico pelotense Madu Lopes, responsável pelo conceito artístico da Fenadoce, em 2017 e 2018.

Dessa vez, o reverenciado pela mostra é Júnior Asnoum, grafiteiro urbano e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No ano passado, ministrou um workshop no maior festival de arte e criatividade da América Latina: o Pixel Show, em São Paulo.

Interação com os pequenos

Nesta semana, o artista esteve na Emei para uma roda de conversa com os alunos, quando respondeu perguntas e interagiu com os pequenos. Entre as produções dos alunos, estarão releituras de obras feitas por Asnoum, que voltará à escola para ministrar uma oficina.

A coordenadora Dóris Santos enfatiza que o projeto é ferramenta para trabalhar, com as crianças, aspectos como autonomia, coordenação motora, criatividade e liberdade de expressão, além de possibilitar o aprendizado através do contato com diferentes materiais.

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) apoia o projeto fornecendo o material necessário para o trabalho, incluindo telas, pincéis e cavaletes. Além das obras inspiradas em Asnoum, os alunos também criaram, ao longo do ano, suas próprias pinturas e cada turma produzirá, em conjunto, uma obra em tela de 80 cm x 80 cm.

Os estudantes também realizam releitura individual das obras com material reciclado e pintura de uma tela de 20 cm x 20, com o tema livre, onde cada criança pode experimentar Aos vários tipos de pincéis e expressar toda sua criatividade. A Emei está localizada na Avenida Pery Ribas, 553.

MAIS NOTÍCIAS