Notícias


Prefeitura de Pelotas recebe presidente da Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia esteve no município debatendo o desenvolvimento regional e as grandes reformas brasileiras
20/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Pelotas voltou a ser protagonista no cenário político após as últimas eleições e esse destaque foi, mais uma vez, reafirmado na sexta-feira, dia 18 de outubro de 2019.

O município recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para debater sobre os caminhos do desenvolvimento nacional e seu reflexo na região.

A vinda do parlamentar foi organizada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e prestigiada pela prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz, e demais autoridades e lideranças da Zona Sul.

A crise financeira que afeta o país, a necessidade de reformas administrativa, da previdência e do sistema tributários foram alguns dos pontos levantados pelo presidente do Legislativo.

Entre as pautas regionais, a conclusão das obras de duplicação da BR-116 se manteve como o grande pleito, já parte da agenda de Maia que, todavia, ressaltou as dificuldades encontradas nas contas públicas federais, com crescimento de despesas anual de cerca de R$ 70 bilhões.

A prefeita Paula foi a primeira a questionar o deputado, e voltou sua atenção à revisão do pacto federativo, pauta de interesse de todos os representantes da Azonasul.

A gestora defendeu uma maior autonomia dos municípios, com um novo modelo de repartição dos tributos voltado à ampliação do investimento na área social e de serviços diretos aos cidadãos.

“O pacto federativo é fundamental, mas primeiro a gente tem que superar essas reformas que vão garantir, não apenas - como a PEC do teto de gastos - o limite das despesas do Governo Federal limitado pela inflação, mas que com o crescimento econômico e da receita isso seja transferido para políticas públicas da ponta. Para área de assistência, saúde, educação, infraestrutura”, respondeu Maia ao questionamento da gestora, acrescentando a necessidade de organização das contas públicas.

Protagonismo

A vinda do presidente da Câmara dos Deputados a Pelotas, no auditório da Universidade Católica (UCPel), traz a centralidade do poder ao município, avaliou a chefe do Executivo Municipal, o que é muito importante.

“Sobretudo para ouvi-lo em pautas tão importantes para o Brasil, que dizem respeito a todos nós; aos municípios. Nos dá uma segurança de que o Congresso Nacional vai ter a serenidade para encaminhar as grandes pautas brasileiras”, ponderou Paula.

Conforme a prefeita, o país precisa de mais equilíbrio e racionalidade para que possa voltar a crescer e assegurar um futuro melhor para todos. Rodrigo Maia enfatizou que o papel dos parlamentares é reorganizar o Estado brasileiro, com mais modernidade, eficiência e qualidade. “Precisamos simplificar o sistema para crescer com sustentabilidade e atrair investimentos”, disse.

Deputado Convida

O presidente da Câmara foi o convidado do projeto 'Deputado Convida', iniciativa do mandato de Trzeciak, que busca aproximar a região dos grandes debates estaduais e nacional. Esta foi a segunda edição; a primeira contou com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda.







MAIS NOTÍCIAS