Notícias


Câmara de Vereadores de Camaquã terá mandato compartilhado

Partido dos Trabalhadores terá três vereadores nesta legislatura
21/01/2021 Fonte: Ascom Leandro Barbosa / Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Camaquã terá uma novidade nesta legislatura: o mandato compartilhado. A novidade que é uma tendência em diversas casas legislativas pelo país, é encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Camaquã.

No mandado compartilhado, cada candidato da sigla que atingiu o percentual mínimo de votos do quociente eleitoral estabelecido em lei assume por um período na Câmara, proporcional a sua votação.

Essa construção foi amplamente debatida na Executiva do Partido e aprovada pelo Diretório Municipal e foi dada ciência a todos os candidatos durante a convenção municipal do partido sobre o regramento interno.  

Segundo Leandro Neutzling Barbosa, presidente do Diretório Municipal do partido, o mandato compartilhado possibilita que mais pessoas tenham a oportunidade ao assumir a cadeira no legislativo representar suas bases de apoio e trabalhar pela comunidade.

“Sem dúvida é uma maneira de oxigenar a Câmara, trazer ideias novas e fortalecer a democracia e a representação popular”, avalia Barbosa, destacando que a medida oportuniza que a comunidade possa conhecer o trabalho de mais pessoas sem onerar os cofres públicos.

Atualmente o mandado está sendo exercido por Marivone Ramos. Logo após o seu período de 769 dias (2 anos, 1 mês e 9 dias), deve assumir o ex-vereador Marco Longaray por 402 dias ( 1 ano, 1 mês e 7 dias), e o professor Edson Oliveira por 289 dias (9 meses e 19 dias).

Para Barbosa, a iniciativa além de trazer benefícios para a sociedade, fortalece o partido político, já que uma das dificuldades de todos os partidos é conseguir candidatos para concorrer. Sendo assim, ampliam-se as chances dos candidatos ocuparem, mesmo por um período, a cadeira de vereador.  

“Me despeço da presidência do partido no fim do mês de janeiro, mas saio feliz por poder construir o mandato compartilhado junto com a Executiva e o Diretório, tenho certeza que foi plantada uma semente que trará ótimos frutos a comunidade”, ressalta Barbosa

MAIS NOTÍCIAS