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Cabeleireiro: muito além do corte e coloração

Um profissional capacitado deve atender às expectativas dos clientes cada vez mais atentos às tendências
19/01/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Quem pensa que a profissão de Cabeleireiro resume-se a corte e coloração está muito enganado. Um profissional qualificado tem que entender de corte, coloração, moda, atendimento ao cliente, higienização, composição química, visagismo e muito mais.

Para quem está pensando em ingressar nesse mercado, é fundamental ter uma formação completa, que atenda a todas as exigências dos clientes cada vez mais atentos às tendências – especialmente com as redes sociais.

De fato, o mercado da Beleza foi um dos mais impactados pela pandemia, mas ainda é um segmento que só cresce. Aliás, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo de Beleza segundo a Euromonitor International, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão. Por isso, a docente do curso de Cabeleireiro do Senac Camaquã, Aline Ulguim preparou várias dicas para ajudar quem ainda pensa em ingressar na área a se dar bem nesse mercado. Confira:

1. A moda está sempre mudando

Assim como as técnicas, os equipamentos e penteados. Estar ligado nessas mudanças é muito importante para o profissional manter-se atualizado e levar aos clientes as novidades. Os clientes amam receber essas dicas dos cabeleireiros. Especialmente em tempos de disseminação de informação pelas redes sociais, é fundamental exercer esse papel de consultor .

2. Praticar e praticar

As técnicas de cortes, mechas e penteados precisam ser bastante praticadas, para se obter um bom resultado. Dedicação é tudo para se tornar um cabeleireiro renomado.

 3. Certifique-se de estar preparada (o) para assumir esse compromisso

Na maioria dos salões as horas são muito longas. Ainda assim, o cliente deve sempre se dar um atendimento de excelência ao cliente.

4. Comunicação com o cliente é a chave para a fidelização

O cabeleireiro deve escutar cuidadosamente o que o cliente quer e o que ele precisa. Além disso, precisa esclarecer caso o cliente venha com uma referência que não seja possível fazer da mesma forma e, acima de tudo, respeitar o desejo do cliente.

5. Divulgue sua imagem e faça marketing pessoal

Além de fidelizar os clientes, o profissional precisa atrair novos clientes. As redes sociais são aliadas para isso. Então partiu aproveitar essa ferramenta para alcançar novos clientes? Registre seus trabalhos e peça autorização dos clientes antes de postar. Aliás, muitos deles têm o hábito de compartilhar a postagem do novo visual, o que gera ainda mais engajamento.

6. Eduque seus clientes sobre os produtos

O cabeleireiro pode te ajudar a encontrar produtos específicos para seu tipo de cabelo e ainda incrementar aquele look que o profissional criou exclusivamente para você.

7. Cuide do seu look

O Cabeleireiro atua na área da Beleza, então deve cuidar sempre do seu look. Cabelos, maquiagem, unhas e roupas devem estar sempre impecáveis.

8. Tenha uma atitude positiva

A coisa mais importante que o cabeleireiro deve vestir no salão é um sorriso. Seja amigável, enérgico, prestativo, tenha empatia. O cliente deve ficar ansioso para sentar na sua cadeira.

9. Seja um expert

O Cabeleireiro deve  conhecer todas as técnicas, estar sempre conectado às novas tendências no que diz respeito a sua área  de atuação. Saber como cortar, fazer tratamentos, mechas, colorações e alisamentos em todos tipos de textura de cabelo, para melhor atender todo tipo de cliente.

10. Nunca pare de estudar

Complementando um pouco o item 1, procure sempre fazer cursos. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências e técnicas é indispensável para o cabeleireiro. Os clientes adoram novos estilos e o cabeleireiro deve estar muito bem preparado para atender seu cliente, falando sobre novidades e tendências atuais.

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