Notícias


Curso de Informática Fundamental atende um dos pré-requisitos mais exigidos pelo mercado

Capacitação do Senac-RS está com inscrições abertas em 28 cidades do Estado
19/01/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

O domínio de ferramentas básicas de Informática - como editor de texto, planilhas, editor de apresentações e uso de navegadores de busca - deixou há muito tempo de ser um diferencial no mercado de trabalho para se tornar um pré-requisito. Quando falamos em um País com mais de 14 milhões de desempregados, atender a essa necessidade das empresas é ainda mais importante para quem não quer fazer parte dessa estatística.

Por isso, um dos cursos de grande procura na área de Tecnologia no Senac-RS é o de Informática Fundamental Office e Mobile. Apenas em 2020, mais de 2 mil alunos realizam o curso no Senac do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o curso está com inscrições abertas em 28 escolas no Estado, incluindo unidades na Capital, Litoral, Serra, entre outras regiões. Mais informações sobre a formação e inscrições podem ser realizadas pelo site www.senacrs.com.br/officeemobile, mas os interessados também podem procurar a unidade mais próxima do Senac-RS para se informar.

Com carga horária de 60 horas, o curso visa oportunizar o uso do computador como  ferramenta de apoio por meio da construção de competências para a utilização dos principais recursos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, bem como, pesquisas e  comunicação por meio da internet e do celular.

No início da formação, o aluno aprende desde o básico como  identificar as principais características do  computador; definir o que é hardware e software; ligar e desligar o computador;  minimizar, maximizar, restaurar, fechar e  mover janelas; entre outras tarefas. Ao longo do curso, o aluno aprende a dominar os principais serviços, aplicativos,  protocolos e meios de acesso, além de aprender a navegar na Internet; a utilizar ferramentas de busca; a listar sites favoritos; a usar Webmail; fazer downloads; salvar conteúdo das  páginas; download e instalação de aplicativos para celular; enviar mensagem, foto e vídeo; conceito das principais redes sociais; postagem de texto,  imagens e vídeo em redes sociais; etc.

Possível porta de entrada para o mercado de Tecnologia

Para o docente do Senac Tech (Porto Alegre), Alexsandro Diniz Lopes, o cenário demonstra a crescente necessidade de profissionais aptos a atuar na área de tecnologia. "A capacitação profissional na área de informática com ênfase nos programas do pacote Office e sistemas Mobiles forma o aluno para o exercício de tarefas utilizando a tecnologia como ferramenta de trabalho. Ainda, objetiva preparar o aluno para o mundo do trabalho, tornando-o mais competitivo ao expandir suas oportunidades no mercado pelo viés do digital. O aluno sai do curso com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com as exigências necessárias. Além disso, desenvolve competências para resolução de problemas que possam surgir no exercício de suas atividades profissionais", afirma.

MAIS NOTÍCIAS