Notícias


Cachorro atropelado é resgatado por policiais militares e devolvido a sua dona

Policiais militares recolheram o animal ferido ao quartel da Brigada Militar e iniciaram as buscas por especialistas
18/01/2021 Texto e foto: Brigada Militar

Na manhã do dia 31 de dezembro de 2020, os soldados Prates e Mieres, integrantes da equipe de reforço na Operaçao Golfinho em Arroio do Sal, depararam-se com um cão atropelado em via pública no Balneario Rondinha.

Após contatado que no município não havia um local para encaminhar o animal para tratamento médico adequado, os policiais militares recolheram o animal ferido ao quartel da Brigada Militar e iniciaram as buscas por especialistas com o objetivo de agilizar o atendimento emergencial.

Diante disso, os policiais contaram com o apoio do Veterinario do Municipio Sr Jeronimo Maroso,  o qual voluntariamente examinou e medicou o cão, ora batizado pelos policiais como “Xico”. Considerando a gravidade dos ferimentos do cão e de posse do receituário, os policiais solidariamente arrecadaram os valores necessários para as medicações que foram aplicadas pelos próprios policiais pois o XICO ainda estava no quartel.

Além dos medicamentos, o cão necessitava ser submetido a exames para verificar se havia fraturas. O médico veterinário que estava prestando atendimento voluntariamente indicou uma clinica especializada em Torres e diante dos laudos dos exames realizados, foi constatado que o animal apresentava fratura no quadril e em uma das patas, sendo necessário ser submetido a uma cirurgia.

Como os policiais militares não tinham o valor necessário para custear o exame e a cirurgia, iniciaram as buscas por grupos ou organizações civis que pudessem ajudar. Os srs Everson Rodrigo Pichani e a Sra Cristiane Paludo, integrantes do Grupo dos Au-AMIGOS DA PARCINHA, tiveram conhecimento da situação e organizaram uma campanha de arrecadação financeira para a cirurgia de XICO, junto as ONG POR MAIS EMPATIA e ONG PATAS E FOCINHOS, sendo totalizado o valor para a cirurgia.

Para a surpresa de todos, na manhã desta terça-feira, dia 12 de janeiro, após divulgação nas redes sociais, a Sra. Mara Iones Zisko, proprietária do animal chamado carinhosamente pelos policiais militares como Xico, reconheceu seu amigo e deslocou até o quartel da Brigada Militar de Arroio do Sal, palco de um reencontro muito emocionante entre a Sra. Mara e seu cão conhecido então por “Kiko”.

Assim, com a dedicação dos policiais militares do município de Arroio do Sal, do médico veterinário voluntário Sr. Jerônimo e toda a comunidade local que apoiou foi possível proporcionar ao animal acolhimento, atendimento médico veterinário adequado. Quando já iniciavam o processo para buscar um lar para o cão após o procedimento cirúrgico a proprietária veio buscá-lo para retornar para casa.

Um final feliz para o cão que esteve 12 dias acolhido no quartel sob os cuidados dos policiais militares que não mediram esforços para auxiliar em sua recuperação.

O Kiko já realizou a cirurgia e está se recuperando no seu lar. A Brigada Militar agradece imensamente o apoio e parceria da comunidade envolvida, demonstrando a integração e sentimentos de solidariedade e empatia.

MAIS NOTÍCIAS