Notícias


Helicóptero Koala da Brigada Militar realiza transporte de órgão vital

Deslocamento foi realizado com urgência a pedido da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul
18/01/2021 Texto e foto: Brigada Militar

Na manhã de sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2021, o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAVBM), vivenciou momentos de emoção e satisfação, ao realizar a sensível Operação Aérea de Transporte de Órgãos Vitais, a qual requer grande empenho técnico dos policiais, em conjunto com outros órgãos do Estado.

Por volta das 7h da manhã, o BAvBM foi acionado pela Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul, para verificar a possibilidade de realizar a captação de um coração na cidade de Gravataí, no Hospital Dom João Becker e levá-lo até o Instituto de Cardiologia, na capital do gaúcha.

Imediatamente os pilotos de serviço iniciaram o planejamento da Operação, que transportaria além do órgão, o médico e o enfermeiro responsáveis pela operação cirúrgica. A aeronave utilizada, foi o helicóptero modelo A119 Kx – Agusta, também conhecido por Koala.

Koala decolou da base, no aeroporto Salgado Filho e pousou no Campo de Futebol do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), visto ser o local mais próximo do hospital, para um pouso seguro.

Após a captação do órgão, a tripulação e a equipe médica, decolaram para o ponto mais adequado e próximo ao Instituto de Cardiologia, sendo realizado o pouso e o desembarque dos envolvidos, em segurança, na Academia de Bombeiro Militar.

O deslocamento de Gravataí a Porto Alegre, durou cerca de 8 minutos, e logo em seguida o coração chegou ao destino final, para prosseguir com sua missão de levar vida a um cidadão.

MAIS NOTÍCIAS