Notícias


Primeira turma do Curso de Formação para Cuidadores de Idosos inicia aulas práticas

Segunda turma do curso terá prazo de inscrições entre 1º e 22 de fevereiro
18/01/2021 Ascom SES / Edição: Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A primeira turma do Curso de Formação para Cuidadores de Idosos, da Secretaria da Saúde (SES), iniciou as aulas práticas do currículo. No total, são quatro aulas práticas focadas no dia a dia do idoso com algum grau de dependência.

Iniciado na quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, o curso tem um total de 80 horas-aulas ao longo de quatro meses, entre conteúdo teórico e prático e ofertado para 25 alunos de nível médio.

O objetivo da formação é habilitar e capacitar tecnicamente profissionais e leigos sobre o envelhecimento para a atuação como cuidadores de pessoas idosas em ambiente domiciliar ou institucional. A realização é uma parceria entre Escola de Saúde Pública (ESP) e do Departamento de Ações em Saúde, ambas da SES.

O curso tem caráter multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e demais especialistas em saúde com experiência e formação voltadas para a geriatria e gerontologia como professores.

O foco é nos cuidados diários, assistência às necessidades e atividades básicas de vida, como locomoção, medicamentos e higiene corporal. As aulas promovem a prevenção à violência, direitos humanos e sociais das pessoas idosas, incluindo o estatuto do idoso. Ainda aborda as diferenças entre o envelhecimento ativo, saudável ou patológico (senil).

As inscrições para a segunda turma do Curso de Formação para Cuidadores de Idosos estarão abertas entre os dias 1º e 22 de fevereiro, pelo site da ESP.

MAIS NOTÍCIAS