Notícias


Aprenda Inglês cozinhando e se divertindo

A primeira aula, "Brunch and English" acontece no dia 20 de janeiro, às 10h30
18/01/2021 Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

Está chegando a hora! A primeira aula divertida do FUNtastic Summer, projeto do Senac-RS que entre os meses de janeiro e março promete experiências diferentes para quem quer aprender ou praticar um novo idioma. A iniciativa consiste em nove encontros temáticos em Inglês voltados a crianças, jovens e adultos, gratuitos e transmitidos pelo You Tube do Senac-RS.  

A primeira aula, "Brunch and English" acontece no dia 20 de janeiro, às 10h30 e terá a participação especial da chef e expert da ocupação Cozinha nas Competições Senac de Educação Profissional, Ana Loureiro. Ela vai ensinar o passo a passo do BLT Sandwich, o clássico norte-americano que leva bacon e maionese. A delícia terá acompanhamento de um saboroso brownie de chocolate. Tudo para os participantes aprenderem vocabulário e vivenciarem situações em Inglês.    

"O BLT é o segundo sanduíche mais popular no país e tem sua data de invenção anterior ao século XX. Tornou-se popular ao final da Segunda Guerra Mundial, quando seus ingredientes ficaram mais fáceis de serem encontrados", conta a chef. Segundo Ana, seu nome "BLT" é a inicial de seus principais ingredientes: Bacon, lettuce e tomato! "Embora seja um sanduíche simples, seu sucesso está ligado à qualidade dos ingredientes. Invista em um bacon de qualidade, em uma alface crocante, em um tomate saboroso e maduro, em um pão de fermentação natural e é claro faça a sua maionese", sugere.

Confira as receitas do BLT e do brownie. Depois, é só assistir à aula e se divertir fazendo seu sanduíche:

Receita para 2 sanduiches

Ingredientes:

4 fatias grossas de pão de centeio
6 fatias de bacon, preferencialmente que não seja muito fino
2 tomates maduros
6 folhas de alface americana
4 colheres de sopa de maionese, de preferência caseira...é outro sabor!
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente.
Sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:

Corte as alfaces em tiras e o tomate em rodelas largas;

Toste as fatias de bacon em uma frigideira até ficar crocante, inicie com a frigideira ainda fria;

Retire o bacon e deixe secar em papel toalha;

Passe manteiga nas fatias de pão e toste levemente na mesma frigideira.

Monte seu BTL: 1 fatia de pão, 1 colher de maionese, rodelas de 1 tomate, alface, 3 fatias de bacon e feche com a outra fatia de pão!

Você pode temperar com pimenta do reino moída na hora e sal.

Brownie

Ingredientes:

4 ovos  
1 e ½ xicara de açúcar.
200 gr de chocolate meio amargo
3 colheres sopa de manteiga
½ xicara de chocolate em pó
1 xicara de farinha de trigo
100g de castanha do Pará picada (você pode usar a oleaginosa que quiser)
Pitada de sal

Modo de preparo

Bater os ovos e açúcar até ficar homogêneo;

Colocar o chocolate e a manteiga para derreter no micro-ondas ou banho maria. Se você usar o micro-ondas cuide para não queimar o chocolate, coloque para derreter de 20 segundos em 20 segundos, mexendo à cada tempo.

Juntar o chocolate derretido nos ovos batidos com açúcar, acrescentar o chocolate em pó e a farinha de trigo, peneirando ambos, e misturar suavemente. Por último colocar uma pitada de sal e as castanhas do Pará.

Assar em forma untada e polvilhada com chocolate em pó, por 30 minutos em forno a 180 graus. Pode variar conforme o forno.

Espere esfriar ou sirva ainda morno.

A chef Ana  afirma que se pode cortar em quadrados, ou usar algum cortador para dar a forma que preferir a sua sobremesa. "Lembre-se que este brownie pode ser um lanche ou virar uma sobremesa incrível, acompanhada de sorvete, calda de chocolate e chantilly! O brownie é mais um dos clássicos erros que deram certo na gastronomia. Uma das teorias é de que uma dona de casa norte-americana, do Maine, esqueceu de colocar fermento no seu bolo de chocolate, mas mesmo assim o serviu para a família", relata a expert.

As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site www.senacrs.com.br/funtasticsummer. Os inscritos receberão por e-mail, após as aulas, um material exclusivo sobre os conteúdos abordados no encontro.

MAIS NOTÍCIAS