Notícias


Emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal cresce 18% em 2020

A certificação assegura que os produtos e os sistemas de produção atendem a todos os requisitos para exportação
16/01/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Foto: Banco de imagens

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) registrou o aumento de 18% na emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal em 2020 em relação ao ano de 2019, conforme dados do 10º Relatório de Atividades.

Ao todo, foram emitidos 429.306 certificados sanitários. A certificação sanitária assegura que os produtos e os sistemas de produção atendem a todos os requisitos acordados com os países para os quais o Brasil exporta.

Também foram aprovados 60 modelos de certificados sanitários internacionais para exportação de produtos brasileiros e 59 modelos de certificados sanitários internacionais para importação de produtos de origem animal e para alimentação animal.

Segundo o relatório, desde agosto de 2020, não foi registrada paralisação em abatedouros frigoríficos motivada pelo coronavírus (Covid-19). Além disso, a autoridade sanitária chinesa (GACC) fez auditorias para verificação das medidas adotadas para prevenção do vírus.

Abates

Estão registrados no SIF 3.339 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e derivados. Há também registro de 2.999 estabelecimentos destinados à produção de alimentação animal.

No mês de dezembro, foram feitos 157 turnos adicionais de abate, requisitados de forma emergencial pelos abatedouros frigoríficos de aves, bovinos e suínos cadastrados no SIF.

Registro de produtos e estabelecimentos

Outras atividades também tiveram destaques em 2020, como análise de 13.846 pedidos de registros de produtos de origem animal para consumo humano, inseridos no Sistema Plataforma de Gestão Agropecuária do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (PGA-SIGSIF). Em relação ao registro de estabelecimentos, foram registrados no SIF, de janeiro a dezembro, 203 novos.

Publicação de atos normativos

Em 2020, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal trabalhou na elaboração de atos normativos sobre diferentes assuntos e que resultaram na publicação de dois decretos, 24 instruções normativas, uma portaria, uma norma operacional e uma orientação normativa.

MAIS NOTÍCIAS