Notícias


Dicas lúdicas e simples de lazer em casa durante as férias escolares das crianças

Culinária, piquenique, cineminha, contação de histórias, acampamento e fotografia são algumas das sugestões elaboradas pela psicopedagoga da Estácio
12/01/2021 Usine de Notícias – Foto: Estácio / Divulgação

Ainda que a pandemia tenha alterado drasticamente o calendário escolar de milhares de crianças, muitas estarão em férias neste mês, enquanto que outras ainda permanecem, até hoje, em casa sem acesso às aulas virtuais.

Com meses de pandemia, pais e cuidadores que precisam dividir a atenção entre o home office, as tarefas da casa e os filhos esgotaram suas ideias de como aproveitar o tempo livre em família com qualidade, sem gastar muito e sem sair de casa.

Para ajudar nessa missão, a professora do curso de Pedagogia da Estácio, Flávia Alcântara, separou dicas criativas e bem simples que podem preencher o dia e torná-lo mais divertido, conforme ela frisa: “As férias – mesmo que por um período mais curto – estão aí e o desafio da pandemia continua. O momento é de paciência, cautela, mas também merece lazer e descontração”, afirma a profissional que também é doutora em Educação.  
 
A psicopedagoga lembra que o segredo para criar uma programação variada e atrativa, sem que exija grandes produções, é usar e abusar do lúdico e da imaginação e querer conectar-se genuinamente com os filhos.

1) “Que tal fazer experimentos culinários e anotar tudo em um livro de receitas da família? Você pode se inspirar em pratos divertidos criando imagens, carinhas ou bichinhos”, descreve.

2) Outra dica é encher um balde com pipocas e curtir um cineminha em família. “Além de opções por assinatura de streaming, diversos canais abertos de TV preparam uma programação especial de férias. Vale a pena conferir”, lembra.

3) “Pequenas mudanças de rotina também podem se tornar uma boa opção de entretenimento com a criançada! Almoçar sobre uma toalha no chão, em algum espaço diferente da casa, pode ganhar ares de um divertido piquenique”, ensina.

4) “Até mesmo um dia de faxina pode se converter em uma estimulante brincadeira. Você pode montar uma tabela com pontos que serão dados para quem cumprir determinadas tarefas. Crianças adoram competições!”, relata Flávia Alcântara.

5) “Que tal armar uma barraca na sala (que pode ser feita de lençóis) e acampar em família?”.

6) “Você já reparou em pequenos detalhes que passam despercebidos todos os dias por nossas janelas ou mesmo dentro de nossas casas? Que tal conhecer o lado artístico de sua família? A ideia é fotografar esses detalhes: pequenos objetos da casa, poses do animal de estimação, as paisagens das janelas, atividades cotidianas das crianças e dos adultos em seus cantinhos preferidos. Pense no lindo álbum de fotos que essa brincadeira pode criar!”, demonstra.

7) “Tintas e cores. Que delícia libertar o artista que mora em cada um de nós! Aí está uma baguncinha que vale a pena. Com papéis colados forrando uma mesa ou até mesmo o chão, podemos criar os mais variados cenários coletivamente”, explica a professora.

8) A leitura também é importante em momentos de lazer e deve ser estimulada. “Criar momentos de leitura ou contação de histórias em família é algo que não pode faltar. Escolha um bom livro, de acordo com o interesse das crianças e leia fazendo “caras e bocas”! Uma voz rouca para a bruxa e grave para o lobo ajudam a manter o interesse e a diversão da garotada. Além disso, vale contar histórias antigas ou mesmo ‘causos’ de sua própria infância para os filhos (eles adoram!). Essa é uma forma de se conhecerem melhor e de trocarem experiências. Contação de história compartilhada também é um barato! Alguém da família começa a história e os demais vão dando sequência”, ressalta Flávia Alcântara.

MAIS NOTÍCIAS