Notícias


Prefeitura de Arroio Grande realizou a entrega de alevinos para 110 produtores rurais

A iniciativa teve grande adesão e já está sendo estudada uma nova etapa
12/01/2021 Texto e foto: Prefeitura de Arroio Grande

A Prefeitura de Arroio Grande em parceria com a EMATER/RS, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, realizou a entrega de alevinos para 110 produtores rurais, na quinta-feira, dia 7 de janeiro, com objetivo de incentivar o desenvolvimento da piscicultura no município.  

A iniciativa teve grande adesão e já está sendo estudada uma nova etapa para que os produtores possam ter fácil acesso na compra dos alevinos.

O empresário responsável pela distribuição dos “peixinhos”, Gelson Amorim, da Piscicultura Amorim de Sentinela do Sul, explicou que essa é uma forma viável de incentivar a criação de peixes nas propriedades rurais facilitando a logística de distribuição.

“Nossa empresa presta este serviço para outras prefeituras e a parceria com o Poder Público favorece a todos, principalmente, com uma logística mais rápida e uma maior abrangência de propriedades”, explicou. Ele, também, é o responsável pelo transporte dos alevinos que exige cuidados especiais para não morrerem no meio do caminho.

“Dois dias antes da viagem os peixinhos ficam num tanque, conhecido como laboratório, sem alimentação, onde são separados e ensacados. Eles conseguem suportar cerca de 20 horas, nesses sacos com água. Nossa orientação ao produtor é de que ao chegar na propriedade os peixinhos devem ser colocados no açude e alimentados com ração ou adubo orgânico”, completou Amorim.

Conforme as informações técnicas, para que o produtor tenha sucesso ao soltar os alevinos nos açudes é necessário algumas medidas: os alevinos devem ser soltos sempre na parte rasa do açude.

Colocar as embalagens com os peixinhos, ainda fechadas na água do açude e esperar por alguns minutos. Abrir um buraco na embalagem e comparar as temperaturas da água da embalagem e da água do açude. Se houver diferença de temperatura o produtor deve colocar um pouco de água do açude dentro da embalagem misturando lentamente por uns dez minutos. Feito isso, após o equilíbrio de temperatura das águas, o produtor deve deixar que os peixinhos saiam da embalagem para o açude por conta própria.

Diversas espécies de peixes foram solicitados pelos produtores, totalizando cerca de 25 mil alevinos entregues. Davi Ferreira Caetano, integrante da equipe da Agricultura Municipal e responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, está muito otimista com o resultado inicial que estimulou uma  procura de alevinos.

Segundo ele, muito em breve a piscicultura, além de se tornar mais uma fonte de renda para os produtores, poderá vir a fornecer o peixe para o referido programa que hoje é uma das mais importantes ações sociais do município.

O secretário municipal de Agricultura, Luis Henrique Pereira, juntamente com Davi Caetano e o Técnico da Emater, Daniel Feijó, fizeram a entrega para o produtor Ildo Muza, simbolizando o ato.

MAIS NOTÍCIAS