Notícias


Cartão de Confirmação do Enem já está disponível

Segundo o Inep, mais de 2,3 milhões de inscritos já visualizaram o documento com informações importantes para a prova
07/01/2021 Portal Brasil - Foto: Agência Brasil

O candidato Felipe Marques Kanso, 19 anos, de Brasília (DF), acessou o Cartão de Confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e está preparado para a prova. Assim como ele, quem fará o exame na versão impressa, já pode conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. “Eu encontrei o cartão bem fácil no site. Ele especifica coisas como datas das provas, abertura e fechamento do portão. Acho muito válido tê-lo em mãos.”

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 14h da quarta-feira, dia 6 de janeiro de 2021, mais de 2,3 milhões de inscritos já visualizaram o documento. O número corresponde a 41,1% do total de participantes.

As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital. As duas versões somam 5.783.357 inscritos no exame.

Covid-19

Para esta edição, o Inep estabeleceu protocolos de segurança por conta da Covid-19 tanto para candidatos quanto para aplicadores das provas. O espaçamento entre as carteiras onde os estudantes farão as provas será maior. Além disso, o presidente da instituição, Alexandre Lopes, alerta para que todos os participantes usem máscara durante toda a aplicação do exame.

“Para poder garantir o espaçamento entre as pessoas, nós colocamos menos alunos em sala. Além do maior espaçamento, teremos uso de máscara e álcool em gel e identificação do candidato do lado de fora da sala. Essas são algumas das medidas que nós estamos fazendo para garantir segurança e tranquilidade para as pessoas que vão fazer o Enem este ano”, enfatizou.

Dados do Inep mostram que na edição do Enem de 2019 foram utilizadas aproximadamente 10 mil locais de prova, e neste ano serão por volta de 14 mil instituições. Também na edição passada foram cerca de 50 mil salas de aula e para 2021, serão 200 mil. “A gente teve que visitar as escolas pessoalmente para conhecer o espaço e fazer o planejamento da distribuição dos inscritos para o Enem impresso”, explicou Alexandre Lopes.

Vale lembrar que o candidato pode levar mais de uma máscara para uso durante a prova, mas ele só pode retirar a mesma quando for se alimentar ou beber água.

Reaplicação da prova

Uma das novidades do Enem 2020 é a possibilidade de candidatos que estiverem diagnosticados com doenças infectocontagiosas na data da aplicação do exame poderem fazer a prova posteriormente, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

De acordo com o edital da prova, as doenças consideradas para fins de reaplicação da prova são coqueluche, difteria, doença invasiva por Iaemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Caso o participante receba o diagnóstico de alguma dessas doenças, deve acessar a Página do Participante e enviar uma cópia do laudo médico que comprove a doença até a data anterior da prova. Caso a confirmação da doença ocorra no dia da prova, além de enviar o laudo médico, o aluno deve ligar no número 0800 616161 e relatar a condição. A ligação é gratuita.

Enem Digital

O Inep alerta ainda que o Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes da versão digital do Enem 2020 estará disponível no dia 15 de janeiro. Também que o candidato que fez a opção por esse método de avaliação terá que se deslocar até o local da prova, que será feita em laboratórios de informática previamente selecionados pelo instituto.

“O aluno vai até o local de prova, vai ter um computador que foi designado para ele. Então o candidato vai fazer o login e realizar a prova no computador. As mesmas medidas de segurança foram colocadas, espaçamento entre os computadores, identificação do lado de fora da sala e obrigatoriedade do uso da máscara”, finalizou o presidente.

MAIS NOTÍCIAS