Notícias


O ator e diretor Werner Schünemann ministra Cursos Intensivos de Atuação em Cinema e TV na Casa de Teatro de Porto Alegre

Cursos acontecem de janeiro a março de 2021 nas plataformas da Casa Digital
05/01/2021 Assessoria de Comunicação / Liane Strapazzon – Foto: Divulgação

A Casa de Teatro de Porto Alegre abre inscrições para os Cursos Intensivos de Atuação em Cinema e TV, com Werner Schünemann, modalidades Iniciante e Avançado.

As aulas serão ministradas através das plataformas digitais da Escola e terão 2 meses de duração, com uma vivência única de encontros com o ator e diretor. As aulas acontecerão de janeiro a março, com respectivamente 15h/aula e 30h/aula.

Através de diversos exercícios para aprimorar a arte de atuação na linguagem do audiovisual e com um número restrito de alunos, os cursos serão 100% on-line, ao vivo, além de serem gravados para a posterior disponibilidade.

Werner Schünemann além de ator é diretor e roteirista. Nascido em Porto Alegre, é um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Sempre em busca de novos desafios, Werner faz de sua inquietude uma aliada na arte de se reinventar.

Desempenhou papéis marcantes como Bento Gonçalves, de "A Casa das Sete Mulheres" e o vilão Saulo, de "Passione”, ambas na TV Globo. Acumula em seu currículo mais de dez telenovelas, quinze longa-metragens, peças teatrais, séries e minisséries, além das obras em que foi diretor e roteirista.

- O Intensivo Atuação em Cinema e TV – INICIANTE terá 15h/aula e é voltado para o público novato, que busca um primeiro contato com o universo de produções audiovisuais para televisão e cinema. É composto por uma parte teórica e por uma parte prática.

A parte teórica irá tratar das questões a seguir:

× Como funciona um set de filmagem;

× Como se dá a preparação para o trabalho;

× Como são as dinâmicas de gravação;

× Como se dá a escolha e a preparação do elenco (aula com a presença de um preparador de elenco convidado);

× Algumas funções específicas dentro de um Set de filmagens (direção, fotografia, som, maquiagem/figurino e preparação de elenco);

Já a parte prática irá tratar de:

× Exercícios de câmera (orientações de ângulos, técnicas de olhar, reconhecimento das posições de atuação frente às câmeras);

× Exercícios práticos gravados e orientados pelo ministrante.
 
A maior parte do curso é composta pela etapa prática. A parte teórica pretende promover uma ambientação necessária para o desenvolvimento da etapa prática. Esse curso, conta com visitas ilustres para discussão de temas relacionados à atuação. Na edição passada recebemos os atores Thiago Lacerda, Marcos Breda e Patsy Cecatto.

O Quê: Curso Intensivo de Atuação em Cinema e TV – INICIANTE

Quando: De 13 de janeiro a 17 de março de 2021, quartas-feiras, das 18h30 às 20h

Público: Livre
 
- O Intensivo Atuação em Cinema e TV - AVANÇADO terá 30h/aula e é indicado para pessoas que já possuem alguma experiência em atuação no segmento de produção audiovisual. É um curso prático, com experiências imersivas, tendo como base e apoio para as construções, autores como: Constatin Stanislavki e Harold Guskin. As aulas são conduzidas de forma on-line e as experiências do processo são compartilhadas entre os colegas e o ministrante. Essa edição contará com visitas ilustres, de grandes artistas, para falar sobre temas referentes ao curso.

O curso irá trabalhar:

× Improvisações para gravações de monólogos teatrais para a câmera;
× Monólogos de filmes;
× Textos em prosa;
× Gravações de exercícios de diálogos entre duas ou três pessoas;
× Apresentações de cenas orientadas pelo ministrante. Criação em conjunto.
 
O Quê: Curso Intensivo de Atuação em Cinema e TV – AVANÇADO
Quando: De 16 de janeiro a 20 de março de 2021, sábados, das 10h às 13h
Público: Indicado para alunos com alguma experiência prévia em atuação no setor audiovisual
 
Maiores informações e inscrições no site www.casadeteatropoa.com.br/casa-digital.

MAIS NOTÍCIAS