Notícias


Em um ano de pandemia, Sesc levou cultura para milhares de gaúchos por meios digitais e reforçou apoio a artistas locais

Lives nas redes sociais, debates em salas virtuais, eventos drive-in e espetáculos itinerantes foram promovidos em um ano marcado pelo distanciamento social
05/01/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

Adaptação foi a palavra-chave de 2020. Para o setor cultural, que depende da presença de público, se reinventar foi profundamente necessário. Por meio de lives nas redes sociais, debates em salas virtuais, eventos drive-in e espetáculos itinerantes, o Sesc/RS seguiu realizando a missão de levar sorrisos e compartilhar saberes com milhares de gaúchos durante a pandemia.

Primeiramente em lives organizadas pelas Unidades, que também estimularam a doação de alimentos para o Mesa Brasil Sesc, e depois com o Arte Sesc - Em Casa com Você, os artistas locais, também afetados pela crise que veio com as medidas de distanciamento social, tiveram espaço garantido nas programações do Sesc/RS.

O projeto, realizado entre junho e setembro, promoveu mais de 60 atrações, que contemplaram teatro, circo, dança, cinema, artes visuais, literatura e música. Os espetáculos, oficinas e debates para públicos de todas as idades seguem disponíveis para visualização no site www.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa/programacao.

Na área da Literatura, o Arte da Palavra foi realizado em formato on-line, oferecendo quatro oficinas, três debates e mais quatro apresentações do Circuito de Oralidades, alcançando um total de 2.549 pessoas. Com o objetivo de estimular a leitura no período, Bibliotecas Sesc de nove cidades fizeram drive-thrus de livros, totalizando mais de 3 mil empréstimos. Nas 10 Feiras Literárias promovidas por todo o Estado, o alcance foi de 107 mil pessoas.

Atração cultural que voltou a ser popular durante a pandemia, o cinema ao ar livre chegou a mais de 26 mil pessoas a partir do mês de junho, por meio do CineSesc Drive-In. O projeto realizado pelo Sesc/RS em parceria com Prefeituras, entidades e empresas, realizou 140 sessões em 52 cidades da Região Metropolitana e do Interior do Rio Grande do Sul. Além de promover a cultura e valorizar o cinema nacional, a iniciativa estimulou a solidariedade, por meio da troca de ingressos por alimentos, roupas, livros e outros itens para doação a instituições sociais.

Realizado tradicionalmente em Santa Maria, neste ano o Sesc Circo foi adaptado para o formato on-line. Em sua 6ª edição, o evento se tornou o primeiro festival de circo virtual do Sul do país e teve mais de 7.700 visualizações em suas transmissões ao vivo e atrações gravadas. Já o projeto Transit, em parceria com o Goethe Institut, promoveu estreias inéditas de espetáculos para o meio virtual, enquanto exposições virtuais com Xadalu e a parceria com o Margs geraram mais de 2.000 acessos.

Um dos poucos eventos presenciais antes da pandemia, o Festival Internacional Sesc de Música reuniu em Pelotas, no mês de janeiro, 53 professores de diversas nacionalidades, que desenvolveram atividades para 364 alunos do Brasil e América Latina. Em 12 dias, foram 61 concertos e recitais com mais de 38 mil espectadores. Uma intensa programação de cursos e ensaios culminaram em apresentações na comunidade, concertos no Theatro Guarany e na Praia do Laranjal e no espetáculo de encerramento que contou com a participação do Grupo Tholl.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas.

Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

MAIS NOTÍCIAS