Notícias


Governador do RS, em exercício, participa da posse de prefeito e vice de Porto Alegre

Ranolfo, ao lado de Nelson Marchezan, que encerra mandato de prefeito, e com Sebastião Melo, que assume a capital
02/01/2021 Texto: Suzy Scarton / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, compareceu, na tarde da sexta-feira, dia 1° de janeiro de 2020, à posse do novo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do vice, Ricardo Gomes. Ambos assumem a gestão 2021/2024.

O evento ocorreu no Largo Glênio Peres, com restrição de público devido à pandemia de coronavírus, e foi transmitido pelas redes sociais. Ranolfo também acompanhou a posse do secretariado municipal.

O governo do Estado reforça a importância de alinhamento entre prefeitos e o Executivo estadual, principalmente nas ações de combate à pandemia. Até o momento, todas as decisões foram tomadas levando em consideração debates com os chefes de executivo municipais.

Em dezembro, o agora prefeito de Porto Alegre se reuniu duas vezes com o governador Eduardo Leite. Na segunda reunião, em 17 de dezembro, Melo participou da discussão do Gabinete de Crise.

A equipe técnica do Estado apresentou a Melo um panorama da situação da Covid-19 no Estado, em especial em Porto Alegre. Na ocasião, Leite destacou o constante diálogo entre a capital e o Estado, e a confiança de que a dinâmica será mantida.

O governo do Estado já vem trabalhando na questão do alinhamento entre municípios e Executivo estadual a fim de estreitar o diálogo, a aproximação e a construção de soluções. Um exemplo disso foi a primeira edição do seminário Encontro RS Cidades, nos dias 10 e 11 de dezembro, com participação do governador Eduardo Leite, secretariado e equipe técnica. Nas duas manhãs de palestras, foram apresentados os grandes desafios e as agendas para 2021.

Os seminários serão promovidos quadrimestralmente pelos próximos dois anos, a fim de auxiliar e contribuir para a formação de prefeitos, eleitos e reeleitos, e fortalecer a integração entre Estado e municípios.

MAIS NOTÍCIAS