Notícias


Deputada Estadual Luciana Genro cobra Governo do RS sobre corte de salários de professores em dezembro

Os valores, que foram descontados no salário de dezembro, chegaram a praticamente zerar o pagamento dos professores em alguns casos
01/01/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Dezenas de diretores e vice-diretores de escolas estaduais vinculadas à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Porto Alegre, denunciaram na terça-feira, dia 29 de dezembro de 2020, o recebimento de cortes abusivos em seus contracheques. Os valores, que foram descontados no salário de dezembro, chegaram a praticamente zerar o pagamento dos professores em alguns casos.

A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL, enviaram no mesmo dia ofício ao secretário estadual de Educação, Faisal Karam, cobrando esclarecimentos sobre a situação.

“É inaceitável que uma categoria tão massacrada pelos governos como os professores receba este presente amargo após o Natal e na véspera do Ano Novo”, disse Luciana. Ela recorda que os educadores gaúchos convivem com salários parcelados há mais de 50 meses, não recebem reajuste e reposição inflacionária há 6 anos, tiveram o adicional de difícil acesso retirado ou drasticamente reduzido e ainda têm os salários cortados em virtude de dias parados na última greve, que já foram devidamente recuperados.

Em nota, o governo alegou “faltas injustificadas” no mês de outubro para realizar os cortes de dezembro. A deputada federal Fernanda Melchionna cobra explicações e exige a reposição dos pagamentos: “Os professores foram surpreendidos por mais este ataque cruel do governo Leite, justamente em um período tão crítico para as famílias, onde até mesmo o 13º salário precisou ser buscado através de um empréstimo no Banrisul. Vamos lutar muito pela revogação destes cortes”, garantiu a parlamentar.

No ofício, as deputadas questionam: 1. Quais escolas e servidores foram afetados pela medida e qual o valor total da soma de todos os cortes realizados? 2. Quais os critérios adotados pela Seduc para efetivar os cortes? Por que a escolha específica do mês de outubro e como se deu a comprovação de que houve faltas não justificadas? 3. Existe alguma previsão de reposição dos valores cortados dos servidores? 4. A Seduc planeja realizar outros cortes semelhantes nos próximos meses? O ofício foi enviado na noite de terça-feira, dia 29 de dezembro de 2020.

MAIS NOTÍCIAS