Notícias


Programa do Pacto pela Paz é apresentado para os profissionais de Turuçu

Experiência pelotense na prevenção à violência através do fortalecimento de vínculos familiares chamou a atenção do município vizinho
17/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles – Foto: Divulgação

Nesta semana, o ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, programa de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, foi apresentado a profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social de Turuçu.

A experiência pelotense com a metodologia – que é feita de forma pioneira no mundo, como uma política pública – chamou a atenção do município vizinho, que solicitou a explanação dos objetivos e resultados da iniciativa.

Cerca de 20 servidores, entre psicólogos, orientadores educacionais, coordenadores de escolas e assistentes sociais ouviram os relatos da coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano, que mencionou o programa como uma das apostas do Pacto para diminuir os índices de criminalidade na cidade, através do fortalecimento dos vínculos familiares e da construção de relações saudáveis, que impactem em uma educação distante de qualquer forma de violência.  

Atualmente, o programa alcança 108 famílias pelotenses, que reúnem-se em escolas e unidades de assistência social para aprender sobre o desenvolvimento infantil, as formas de controlar a raiva, a influência dos meios eletrônicos na infância, entre outros assuntos pertinentes à educação de crianças.

Alicéia afirmou que o grupo demonstrou interesse em replicar o projeto em Turuçu. A coordenadora esteve no município a convite da prefeita Selmira Fehrenbach e do secretário de Educação, Cultura e Turismo, José Francisco Conceição.

ACT  

Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. Os 14 facilitadores do programa recebem capacitação, semanalmente, com psicólogo para rever os conceitos trabalhados com as famílias, o que dá mais propriedade e segurança à atuação dos profissionais. Cerca de 325 famílias pelotenses já foram beneficiadas pelo ACT.

MAIS NOTÍCIAS